No sábado à noite, a igreja do Colégio, recebeu concerto “Às Estrelas”, pela banda Lira Nossa Senhora da Estrela da freguesia de Candelária, inserido no programa Música no Museu 2023.
O concerto teve as participações da soprano Carina Andrade, do tenor Diogo Pavão e da pianista Nataliya Silva, com a direção do maestro Roberto Martins.

A soprana Carina Andrade, é natural da freguesia do Rosário no concelho da Lagoa, com nove anos ingressou no Conservatório Regional de Ponta Delgada na classe de Órgão da Prof. Isabel Albergaria, que frequentou até ao 3.º grau do curso básico. Aos treze anos iniciou os estudos de Canto Lírico na classe da Prof. Cármen Subica, no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu o 8.º Grau com 18 valores, tendo realizado em 2016 a Prova de Aptidão Artística com a classificação de 19 valores. É licenciada em Estudos Europeus e Política Internacional pela Universidade dos Açores.
É também licenciada música desde 2017 pela Universidade de Aveiro, onde também terminou o Mestrado em Ensino da Música em 2022.
O tenor Diogo Pavão, natural da freguesia de Candelária do concelho de Ponta Delgada, Ingressou a Banda Lira Nossa Senhora da Estrela (LNSE) com 12 anos de idade, em dezembro de 2005, onde iniciou a sua formação musical, sendo clarinete o seu instrumento principal.Concluiu a sua formação como Formador Musical de Instrumentos de Sopro e Percussão na LNSE, onde foi monitor de jovens de várias idades, nos mais variados instrumentos.
Como maestro, dirigiu o Grupo Coral de Nossa Senhora das Candeias por dois anos. Atualmente, é 1.º clarinete na Banda Lira Nossa Senhora da Estrela, onde embraça vários projetos, quer como instrumentista quer como cantor.
A presença da pianista Nataliya Atamas Silva, nascida na Ucrânia, iniciou a sua educação musical aos 7 anos. Diplomou-se brilhantemente em 1999, obtendo o Curso Superior de Piano na Academia Nacional de Música da Ucrânia. Participou como solista em várias Temporadas Musicais dos Açores, executando diversos programas a solo, em conjuntos de Música de Câmara, com o Coral de São José e também com bandas filarmónicas da ilha de São Miguel. Desde 2000 leciona Piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada.
A direção deste concerto teve a cargo do maestro Roberto Martins, nasceu no Rio de Janeiro a 3 de outubro de 1978. Filho de pais portugueses, veio para Vila Real aos 8 anos de idade. Em 1987 iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música de Mateus (Vila Real).
Realizou os estudos básicos em Trombone no Conservatório Regional de Gaia com professores como Fernando Ribeiro, Abel Pereira e Zeferino Pinto. Concluiu em 2000 o curso complementar de instrumento (Trombone) na ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela) na classe do professor Nuno Scarpa. Em 2004, concluiu a licenciatura em Educação Musical e, em 2010, a pós-graduação na mesma área de ensino. Em 2015, concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Trombone.
Frequentou o curso de Direção de Banda pela APB (Associação Portuguesa de Bandas) com o maestro Paulo Martins. Dirigiu a Banda Harmonia Mosteirense e a Banda Nossa Senhora da Luz.Atualmente, dirige a Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela – Candelária.
É professor de Trombone e dirige a Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Ponta Delgada onde também desempenha o cargo de vice-presidente do Conselho Executivo. É membro da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, da Orquestra Sinfonietta de Ponta Delgada e do Quinteto de Metais Atlantic Brass Five.
A Lira Nossa Senhora da Estrela (LNSE) teve o seu início de atividade em agosto de 1985. No entanto, a preparação desta atividade remonta ao ano de 1982, quando foi contratado o monitor Tiago Fernandes, elemento da Banda Militar dos Açores. A escola de música contava com cerca de sessenta alunos.
Em julho de 1988 esta banda participou no Concurso de Filarmónicas realizado pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo. Após adquirir duas frações de terreno, foi apresentado em julho de 1989 o projeto da Sede Social, elaborado por Alberto dos Reis Leça, cujos trabalhos de construção iniciaram-se em janeiro de 1997.Em julho de 2022 procedeu à gravação de CD no Teatro Micaelense.
Do programa consta Samuel R. Hazo (n. 1966)Arabesque, Otto M. Schwarz (n. 1967)Nostradamus, Benny Andersson (n. 1946) e Björn Ulvaeus (n. 1945) arr. John de Meij (n. 1953), com o soprano Carina Andrade e o tenor Diogo Pavão, Pietro Mascagni (1863-1945) arr. Harry I. Phillips (1917-2014) Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana Carina Andrade, Soprano, Pietro Mascagni (1863-1945) arr. Harry I. Phillips (1917-2014) Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana Carina Andrade, Soprano, Giacomo Puccini arr. Jos van de Braak (n. 1958) “O Mio Babbino Caro” da ópera Gianni Schicchi Carina Andrade, Soprano e Paul de Senneville (n. 1933) arr. Scott Richards Ballade pour Adeline Nataliya Silva, Piano
A igreja foi “pequena” para albergar os muitos micaelenses que se deslocaram para ouvir este concerto pela Lira Nossa Senhora da Estrela.
Bem-hajaespetáculos como estesa nível de cultura.
Fonte: Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado