Numa partida de sabor amargo para a Espanha, afastada da defesa do título na sexta-feira por Portugal, no mítico Palau Blaugrana, uma das ‘catedrais’ do hóquei em patins e casa do FC Barcelona, a história do jogo resumiu-se ao avolumar dos golos.

Ignacio Alabart colocou a seleção espanhola em vantagem aos três minutos e, já depois de Bruno di Benedetto, um dos três irmãos franceses em pista, ter falhado uma grande penalidade para empatar, aos nove, Nil Roca elevou para 2-0, aos 11.

Ainda antes do intervalo, e para alegria dos cerca de 2.500 espetadores presentes no recinto, a Espanha aumentou a diferença para 4-0, com golos de Albert Casanovas, aos 15 minutos, e Jordi Adroher, aos 21, dupla que representa o Benfica.

A França tentou contrariar o rumo dos acontecimentos, quase sempre por Carlo di Benedetto, que vai representar o FC Porto e que aos 30 minutos falhou um livre direto, mas foi a Espanha a dilatar a margem para 5-0, pelo sportinguista Antonio ‘Toni’ Perez, aos 36.

A decisão do título mundial tem início pelas 17:00 (hora de Lisboa, mais uma em Espanha), entre as seleções de Portugal, que persegue a reconquista de um troféu que foge há 16 anos, e a Argentina, campeã pela última vez em 2015, em França.

Presidente da República felicita seleção portuguesa e vai recebê-la em breve

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje vivamente a seleção portuguesa de hóquei em patins pela conquista do campeonato do mundo, e prometeu recebê-la em breve, logo que seja possível.

“Acabado de chegar de Paris, o Presidente da República felicita vivamente a seleção portuguesa que acaba de vencer o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, o que não acontecia há 16 anos”, afirmou o chefe de Estado, numa declaração enviada à agência Lusa.

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou “os jogadores, técnicos e dirigentes” e adiantou que “irá recebê-los em Belém logo que possam, depois da chegada a Lisboa”.

Primeiro-ministro felicita seleção nacional pela conquista do título

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje a seleção nacional de hóquei em patins pela sua “emocionante e merecida” vitória na final do Campeonato do Mundo, em Barcelona, frente à Argentina.

“Emocionante e merecida vitória de Portugal. O hóquei em patins nacional merece um aplauso. Dezasseis anos depois, celebramos juntos este título de campeões do mundo. Parabéns a todos”, escreveu António Costa na rede social ‘Twitter’.

Portugal sagrou-se hoje campeão mundial de hóquei em patins, 16 anos depois da última conquista, ao vencer a Argentina, por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final do encontro.

Rui Rio dá os parabéns à equipa “com mérito acrescido” por vencer em Espanha

O presidente do PSD, Rui Rio, deu hoje os parabéns à equipa portuguesa de hóquei em patins que conquistou o campeonato do mundo, considerando que é uma vitória “com mérito acrescido” por ter acontecido em Espanha.

“Somos campeões do mundo de hóquei em patins! Parabéns a toda a equipa. Grande vitória; com mérito acrescido pelo facto de o termos conseguido em Espanha”, escreveu Rui Rio na rede social ‘Twitter’.

Portugal sagrou-se hoje campeão mundial de hóquei em patins, em Barcelona, 16 anos depois da última conquista, ao vencer a Argentina, por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após um nulo no final do encontro.