
Realizou-se no pavilhão Sidónio Serpa a 14ª jornada do CN da 3ª divisão Zona Sul “B” entre o HC Ponta Delgada e HC Santiago, que terminou num empate a seis golos.
O HC Santiago veio a Ponta Delgada para pontuar e relançar esta segunda volta, dado que na tabela classificativa, ocupa o último lugar com dois pontos depois deste jogo. Ambas as equipas entraram dentro do ringue para jogar um hóquei limpo e que só os golos é que iria decidir o vencedor.
Por outro lado, o HC Ponta Delgada entrou para este jogo desfalcado, sem dois jogadores influentes, Carlos Guimarães e Tiago, que foram ajudar o Marítimo SC, a manter-se na 2ª divisão nacional.
Foram os de Santiago de Cacém que abriram o ativo aos 21:29 por intermédio de Henrique Pereira, aumentando para 2 – 0 aos 17:56 por Luís Delgada e o 3 – 0 aos 11:22 por João Rodrigues. Neste período de tempo o HC Santiago controlou e bem jogo, pelas boas transições que criou.
O HC Ponta Delgada reagiu aos 11:15 com a marcação do 1 – 3 por Tiago Leite e aos 08:55 Sandro Melo também reduziu para 2 – 3 com assistência de Nelson Calisto. Ao minuto 01:54 o HC Santiago por intermédio de Henrique Pereira, falha o livre direto com boa defesa do GR Pedro Furtado. E quando faltava 01:52 o HC Santiago eleva o marcador para 4 – 2 por Henrique Pereira, resultado com que termina a 1ª parte.
Na 2ª parte o HC Ponta Delgada, fez entrar o seu segundo guarda redes Rui Silva que deu mais confiança à sua equipa, mas no aspeto disciplinar, entrou muito agressivo e podia ter comprometido o resultado em alguns momentos do jogo.
E aos 21:07 o HC Ponta Delgada, reduz para 3 – 4 por Fábio Larsen e poucos segundos depois o 3 – 5 do HC Santiago por João Rodrigues. Aos 19:11 o árbitro Rui Martins mostra o único cartão azul ao Francisco Freitas por jogo incorreto sobre um adversário. Livre direto a favorecer o HC Santigo aos 19:06, executado por Diogo Pratas que falha com boa defesa de Rui Silva entre os postes.
Os dez minutos finais foram jogados com grande intensidade pois ambos os conjuntos queriam marcar mais e mais para vencer o jogo. Os micaelenses falham de novo a oportunidade de aumentar o marcador de livre direto, aos 11:03 por intermédio de Tiago Leite, mas o remate foi defendido por Tiago Mota do Santiago.
Não foi de livre direto, mas foi numa transição que o HC Ponta Delgada reduz para 4 – 5 por Tiago Leite e aos 08:14 fez o empate a 5 – 5 por Fábio Larsen. Fruto de uma melhor concentração no jogo o HC Ponta Delgada ficou pela primeira vez a vencer por 6 – 5, golo de Tiago Leite aos 06:36.
E foi então que numa desorientação do reduto defensivo nos 12 segundos finais que o HC Santigo empata o jogo a 6 – 6, por Ricardo Matias, golo muito festejado no banco técnico. Poucos segundo depois o jogo terminou com o apito final do árbitro Rui Martins e vários jogadores entram em conflitos físicos, e a pista de hóquei transformou-se num “ringue de boxe”. E foi então que o diretor do SC Santiago, “saltou” para dentro da pista e envolveu-se em cenas lamentáveis para com um seu adversário. Não ficou indiferente o diretor do HC Ponta Delgada que também entrou em pista, envolvendo-se na confusão já instalada.
O árbitro Rui Martins muito atento aos acontecimentos tomou as notas necessárias para elaborar o relatório disciplinar do jogo.
No final e ao ouvir as declarações do mister Jorge Silva do HC Santiago, este lamentou o acontecido e sugeriu que os “jogos da III Divisão sejam arbitrados por dois árbitros dado que esta competição não é carne para canhão do hóquei patins”.
Constituição do HC Ponta Delgada:
Cinco inicial: GR Pedro Furtado, Francisco Freitas (cap.), Nelson Calisto, Mário Jesus e Tiago Leite.
Suplentes: GR Rui Silva, Rodrigo Pimentel, Carlos Bicudo e Fábio Larsen.
Treinador: Rui Silva
Disciplina: Francisco Freitas, cartão azul
Marcadores: Sandro Melo (1), Fábio Larsen (2), Tiago Leite (3)
Constituição do HC Santiago:
Cinco Inicial: João Rodrigues (cap.), Henrique Pereira, Miguel Oliveira, Luís Delgado e Tiago Mota.
Suplentes: Diogo Gonçalves, Ricardo Martins, Diogo Pratas, Tiago Pereira, Tiago Colos.
Treinador: Jorge Silva
Marcadores: Ricardo Matias (1), Luís Delgado (1), João Rodrigues (2), Henrique Pereira (2).
Árbitro: Rui Martins