Gualter Furtado: Internet do Melhor ao Execrável

A internet veio revolucionar as comunicações e o mundo do conhecimento, encurtando distâncias, eliminando barreiras e fronteiras, aumentando a produtividade, democratizando o acesso à informação e esbatendo a diferença de classes, já que as facilidades que temos nos dias de hoje no acesso aos computadores estão praticamente ao alcance de todos. Neste sentido, a internet representou para a humanidade um avanço quase sem precedentes nos domínios da informação e do conhecimento, representando uma transformação com resultados muito positivos para todos nós e para este mundo que habitamos.

Mas também abriu caminho ao crime, à corrupção, ao terrorismo, à pedofilia, à devassa da vida privada, ao falseamento de resultados eleitorais e ao que de mais abominável podemos imaginar, como ser ancoradouro de frustrações e personalidades que fazem do anonimato de perfis falsos um modo de vida, causando danos, às vezes de dimensões enormes, sem darem a cara e assumirem as suas responsabilidades, como é típico dos frustrados e cobardes.

Aqui temos pois um instrumento que é a internet que proporciona o melhor às pessoas e às organizações, mas quando mal utilizada provoca efeitos perversos e execráveis.

A conclusão não é acabar com a internet, mas responsabilizar quem a utiliza mal.

É este o desafio que me parece, aqui e ali, ter sido aflorado na Web Summit.

Partilha

Notícias relacionadas