Gualter Furtado: Exposição sobre Vasco Bensaude. Da Cinofilia à Caça.

O Clube Desportivo de Tiro de São Miguel (CDTSM), a Associação Micaelense de Caça e o Clube de Caçadores de Vila Franca do Campo promovem, nas instalações de Santana do CDTSM, pelas 16h30 no dia 21 de Julho, uma Exposição coordenada por Gualter Furtado sobre Vasco Bensaude e numa vertente pouco conhecida acerca deste Gestor e Empresário nascido no ano de 1896 em Lisboa, que viveu nos Açores e faleceu em 1967 em Ponta Delgada, tendo liderado com Resultados positivos um dos mais importantes Grupos Económicos de Portugal, que é o Grupo Bensaude.

Esta Exposição retrata o papel fundamental de Vasco Bensaude na recuperação do cão de água Português, levando-o dos barcos de pesca do Algarve aos ringues das exposições caninas de Lisboa e com tal sucesso para a fixação da raça, que mais recentemente a família Obama o adotou como o cão oficial da Casa Branca nos Estados Unidos da América.

Mas Vasco Bensaude também teve um papel importante na recuperação de outra raça de cães portuguesa, que foi o magnífico Perdigueiro Português, e chegando mesmo a desempenhar as funções de Secretário do Clube Português de Canicultura.

Esta Exposição apresenta fotos sobre diversas caçadas nos anos 30 do Século passado, designadamente de uma expedição à Ilha de São Jorge que retratam a beleza da Ilha, a forte componente social aliada a esta caçada e o papel central dos cães, inclui também uma caçada envolvendo as aquáticas, e que demonstram a sua paixão pela caça.

É pois neste contexto do que eram os anos 30 que esta Exposição deve ser apreciada e avaliada e que é muito diferente dos dias de hoje, no que se refere aos instrumentos auxiliares de caça, mas também nas espécies que eram permitidas caçar e que hoje algumas delas são espécies interditas e protegidas.

Esta Exposição é uma Homenagem a Vasco Bensaude, mas também aos Caçadores, aos atiradores desportivos, aos Cães nossos companheiros que merecem todo o nosso carinho e à sustentabilidade da Caça.

 

Notícias relacionadas