O vice-presidente da bancada do PSD no parlamento açoriano António Vasco Viveiros disse hoje que o Governo Regional reduziu o prazo de pagamento a fornecedores em 30 dias, em 2022, num sinal “claro de responsabilidade” para com as empresas.
O vice-presidente da bancada socialista no hemiciclo regional Carlos Silva afirmou, na sexta-feira, que em 2022, até setembro, o montante da dívida a fornecedores do setor público empresarial regional sofreu um “agravamento superior a 20%”.
O parlamentar questionou – num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores – o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) sobre a dívida a fornecedores e os “atrasos significativos” no pagamento de apoios.
Segundo o social-democrata António Vasco Viveiros, “deve-se ser factual sobre esta matéria de dívidas a fornecedores”, sendo que o indicador a utilizar “é o do prazo médio de pagamento a fornecedores, disponibilizado pela Direção-Geral do Orçamento”, que apresentava, em dezembro de 2020, um número de 156 dias, tendo passado para 130 dias, em dezembro de 2021, e fixado em 126 dias, em dezembro de 2022”.
“O Partido Socialista utilizou apenas os três primeiros trimestres do ano de 2022, de 01 de janeiro a 30 de setembro, um período demasiado curto para aferir a realidade”, afirma António Vasco Viveiros, citado numa nota de imprensa do partido, hoje divulgada.
De acordo com o deputado, o PS “não utiliza a variação homóloga, de setembro de 2022 face a setembro de 2021, porque sabe que essa taxa de variação da dívida a fornecedores do setor público empresarial regional deixa de ser mais de 20% e passa para menos de 10%”.
Para o dirigente da bancada parlamentar do PSD/Açores, “tal revela a má-fé com que os socialistas assumem nos últimos tempos, na tentativa de ofuscar o bom trabalho que este Governo tem desempenhado no terreno e com resultados à vista de todos”.
“Se considerarmos apenas empresas públicas que estão incluídas no perímetro de consolidação da Administração Regional, a variação homóloga é negativa, ou seja, existe uma diminuição da dívida a fornecedores”, salvaguarda o parlamentar.
António Vasco Viveiros declarou, por outro lado, que, no que concerne aos apoios disponibilizados às empresas regionais, no âmbito das medidas da covid-19, “foi este Governo Regional que implementou o programa Apoiar.pt, que em 2021 e em 2022 injetou nas empresas cerca de 40 milhões de euros, num processo simplificado, medida que permitiu a sobrevivência das empresas açorianas”.
O deputado refere que feitas as contas, “ao contrário do que foi afirmado pelo PS, o Governo Regional tem vindo a reduzir o prazo de pagamento a fornecedores da região, diminuindo em 30 dias o prazo que se registava no final de 2020”.