Duarte Freitas, Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Púbica, através da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, estabeleceu uma parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados com vista à agilização dos processos de submissão de candidaturas e pedidos de pagamento, no âmbito dos sistemas de incentivos ao investimento privado.

A parceria surge na sequência do apoio que a Ordem dos Contabilistas Certificados tem prestado junto de várias entidades do Governo Central, sendo agora estendida à Região Autónoma dos Açores, com múltiplas vantagens.

Desde logo e no âmbito do programa APOIAR.PT Açores, caberá aos Contabilistas Certificados auxiliar na submissão das candidaturas, garantindo a fiabilidade dos dados indicados quanto à quebra de faturação, quando estiver em causa entidades com contabilidade organizada.

Foram também desenvolvidos mecanismos que aceleram a certificação da despesa nas plataformas eletrónicas, no âmbito da apresentação dos pedidos de pagamentos aos vários sistemas de incentivos, agilizando e desburocratizando procedimentos, com vantagens para os beneficiários, contabilistas e Administração Pública.

Por sugestão da Ordem, serão também promovidos eventos online destinados à divulgação e debate, junto dos contabilistas certificados e empresários da Região, de assuntos diversos com relevância para a vida das empresas regionais, no âmbito dos quais procurar-se-á esclarecer questões e dúvidas que existam, promovendo assim uma maior proximidade entre instituições e Estado.

Esta parceria integra um alargado número de iniciativas que têm sido desenvolvidas pelo Governo Regional com o objetivo de desburocratizar e informar, e indo ao encontro das preocupações acolhidas no seio de um espírito de colaboração com os parceiros sociais.