Governo Regional aposta no projeto Azores Trail Run com a realização de seis eventos em 2019

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou a importância do Azores Trail Run por elevar a notoriedade dos Açores como destino de natureza, pelo que o Governo dos Açores continuará a apostar neste projeto, apoiando a sua concretização.

Marta Guerreiro falava, na Horta, à margem da assinatura de um contrato-programa com interesse para o desenvolvimento do turismo com o Clube Independente Atletismo Ilha Azul, que tem levado a cabo as provas do Azores Trail Run em várias ilhas do arquipélago.

Em 2019, o projeto engloba seis eventos, que se realizam nas ilhas do Pico, Faial, São Jorge, Santa Maria, São Miguel, Graciosa e Flores.

“Este é mais um exemplo de promoção dos Açores e do seu potencial turístico nos mercados externos, contribuindo para o alargamento da oferta de atividades e de produtos complementares”, referiu a governante, acrescentando que, para o Executivo, “tem sido prioritário desenvolver uma política que privilegie as iniciativas que apresentem um efetivo retorno promocional ou gerador de fluxos turísticos”.

Segundo a titular da pasta do Turismo, “importa ressalvar que a época do ano em que a maioria das provas decorre constitui um importante trunfo para o combate ao desafio da sazonalidade, ao mesmo tempo que permite criar dinamismo económico nas localidades por onde se realiza o Azores Trail Run”.

Marta Guerreiro sublinhou que “são já muitos os amantes do trail que, por esta via, chegam aos Açores para percorrerem os muitos quilómetros de trilhos únicos que temos em toda a Região”, para além de “se redescobrirem tantos outros com a concretização destas provas”.

“Temos, de facto, uma rede robusta de trilhos, em todas as ilhas, pelo que continuaremos a promover, de forma integrada, este recurso no que à prática de várias atividades turísticas diz respeito”, frisou Marta Guerreiro, salientando que “este é um produto com especial impacto num destino como os Açores”.