Governo Regional apoia Encontro Nacional de Estudantes Açorianos

O Governo dos Açores apoia a realização da segunda edição do Encontro Nacional de Estudantes Açorianos, que decorre no início de março, em Lisboa, anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Berto Messias destacou a “importância deste tipo de iniciativas”, que considerou serem “um contributo para responder da melhor forma a um dos mais importantes desafios que temos, que é fazer com que os jovens açorianos que estão fora da Região a estudar e a qualificar-se regressem para os Açores e aqui se fixem, contribuindo assim para a construção do nosso futuro coletivo”.

O responsável pela pasta da Juventude, que falava no final de um encontro com o coordenador da comissão organizadora do evento, salientou que “este tipo de eventos tem duas virtudes”, apontando, em primeiro lugar, “a promoção da Região e dos instrumentos públicos de apoio que existem para a criação de emprego, de empresas e de novas oportunidades junto dos participantes, bem como o contacto com pessoas e personalidades que usaram esses instrumentos e conseguiram sucesso e atingir os seus objetivos”.

“Em segundo lugar, este evento tem a virtude de ser organizado numa dinâmica jovem a jovem, ou seja, são os jovens que o organizam, da forma como entendem ser melhor, com as dinâmicas e preocupações que querem ver esclarecidas e com as questões que querem ver respondidas, sem qualquer tipo de condicionalismo”, frisou.

Para Berto Messias, “isso valoriza a sua participação, a sua proatividade e a promoção de debates e experiências que sejam, de facto, uma mais valia para o seu percurso de vida e de enriquecimento curricular”.

“Associamo-nos a este evento, em parceria com a Associação de Jovens Açorianos – UPA – Unidos Pelos Açores, esperando que, depois do evento do ano passado e desta segunda edição, seja possível criar um evento regular e cada vez com mais participantes”, afirmou o Secretário Regional.

O encontro, que decorre no primeiro fim-de-semana de março, consiste num conjunto de workshops formativos e painéis sobre vários temas, como o empreendedorismo, as acessibilidades, o desenvolvimento económico e social e a valorização do papel das jovens na construção do futuro dos Açores.