Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reúne-se, a 12 de janeiro, com a Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) para abordar a problemática dos roedores, cujo combate deve ser feito através de uma estratégia global, envolvendo as autarquias.

João Ponte tem defendido que é necessário “intensificar” a colaboração que tem existido no âmbito do controlo e combate a esta praga, que afeta não só os meios rurais, mas também as zonas urbanas.

Nesse sentido, considerou ser “importante estabelecer pontes com os municípios para que se faça um combate mais eficaz”.

Para se conseguir um controlo efetivo e duradouro desta praga é necessária uma abordagem integrada, envolvendo as entidades oficiais, as empresas e os particulares numa estratégia responsável e cooperante.

A utilização isolada de medidas ofensivas ou de eliminação, como a aplicação de rodenticidas, sem a implementação conjunta de medidas que tornem o ambiente menos favorável para os roedores, impossibilita a obtenção de resultados adequados.

Nesta reunião, João Ponte e Cristina Calisto vão também analisar outros assuntos, nomeadamente a questão dos caminhos agrícolas e a implementação do Decreto Legislativo Regional relativo aos centros de recolha oficial de animais.

Pub