PUB

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores vai criar durante o primeiro semestre do próximo ano Vales de Investigação e Desenvolvimento, de apoio a pequenas e médias empresas para “aquisição de serviços de consultoria em atividades de investigação e de desenvolvimento tecnológico”.

Gui Menezes frisou que esta é uma das medidas que “pretendem simplificar o acesso aos recursos científicos, promovendo uma transferência de conhecimento mais célere” entre os centros de investigação e o tecido empresarial.

O Secretário Regional, que falava na Assembleia Legislativa durante um debate sobre política de ciência, adiantou que será criada em 2018 uma linha de financiamento para núcleos de investigação e desenvolvimento em contexto empresarial, incluindo os centros de investigação.

PUB

Esta medida destina-se à aquisição de equipamentos e ao reforço das competências internas para a produção de conhecimento que “contribua para a competitividade das empresas açorianas e para a inovação empresarial”.

O titular da pasta da Ciência salientou que estes mecanismos financeiros representam, na totalidade, um investimento de 1,3 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 160% face ao orçamento para 2017 no que respeita a investimentos em inovação, capacitação científica e implementação de projetos de investigação em contexto empresarial.

Pub