PUB

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou hoje que o Governo dos Açores vai proceder à substituição da única cadeira de Medicina Dentária existente no Corvo e proporcionar a realização nesta ilha de exames no âmbito da Medicina do Trabalho, desonerando os empresários e evitando deslocações dos trabalhadores.

Com este novo equipamento, que representa um investimento de 16 mil euros, Berto Messias salientou que a Unidade de Saúde de Ilha reforça a sua capacidade de resposta na área da Medicina Dentária, “garantindo uma melhor rentabilização do espaço e de consultas desta especialidade, tendo em conta também o novo contexto do Regulamento Geral das Deslocações”.

“Cumpre-se, desta forma, o objetivo de prestar mais e melhores cuidados de saúde oral aos Açorianos, independentemente da ilha onde residam, materializando-se, assim, os princípios de políticas de saúde com proximidade e equidade do acesso aos cuidados de saúde dos utentes”, referiu o governante na apresentação do Comunicado do Conselho de Governo, no âmbito da visita estatutária à ilha do Corvo.

PUB

O Governo Regional decidiu ainda autorizar a celebração de um contrato ARAAL com a Câmara Municipal do Corvo, no valor aproximado de 45 mil euros, que representa 50% do valor necessário para a requalificação da cobertura do Pavilhão Desportivo do Corvo, um apoio que se insere no objetivo de contribuir para a modernização do Parque Desportivo Regional, numa lógica de responsabilidades partilhadas.

No setor das pescas, Berto Messias adiantou que a Associação de Pescadores da Ilha do Corvo será apoiada no processo de reparação de contentores de frio utilizados pelos armadores para armazenamento de isco, bem como serão investidos cinco mil euros na beneficiação das Casas de Aprestos do Porto da Casa.

O Secretário Regional revelou também que a Cooperativa Agrícola do Corvo será apoiada para promover a atividade agropecuária na ilha, de modo a reforçar a capacidade produtiva e o potencial genético do efetivo produtor de leite, de forma a assegurar o fornecimento sustentável e contínuo da queijaria existente.

Por outro lado, Berto Messias salientou que serão dadas orientações à IROA, S.A. para a requalificação e ampliação das redes de abastecimento de água da ilha do Corvo, em parceria com o Município, com a construção de um novo reservatório para abastecimento de água aos agricultores na zona de Entrecancelas.

Apoiar a Lacticorvo com um valor de cerca de 20 mil euros, contribuindo para a sua sustentabilidade e para o desenvolvimento da produção queijeira na ilha, avançar com a construção de um parque de retém de gado na Fonte dos Poços, promover uma campanha conjunta de controlo integrado de roedores, envolvendo o Município, e autorizar a aquisição de uma viatura de mercadorias para as ações do Serviço de Desenvolvimento Agrário são outras das medidas decididas para o setor agrícola no Corvo.

Em matéria de educação, Berto Messias adiantou que o Executivo vai apoiar a participação dos alunos da Escola Mouzinho da Silveira em todas as fases do programa Parlamento dos Jovens, que se inicia neste mês de outubro e culminará com a Sessão Regional, na Assembleia Legislativa, na Horta, no primeiro trimestre de 2019.

Simultaneamente, será apoiada a participação dos alunos e professores da única escola do Corvo na IX edição do projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!’, iniciado em setembro.

“Aos alunos será ministrado um pacote formativo constituído por 10 aulas sobre empreendedorismo e a realização de atividades práticas, como a Feira do Empreendedorismo e o Empreendedor por Um Dia”, disse Berto Messias, acrescentando que as equipas representantes da escola e os respetivos professores terão a oportunidade de participar no Concurso Regional IDEIAAÇORES, que decorrerá no segundo trimestre de 2019.

Pub