Pub

O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) revelou hoje que pretende concluir até 2025 as variantes nas ilhas Terceira, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado, a propósito da consignação da variante à zona do portal do vento, nas Setes Cidades, em São Miguel, a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, deu nota de que o executivo pretende concluir as novas estradas até 2025, um ano antes do limite do período de execução do PRR.

“Quanto às demais variantes a construir no âmbito do PRR, nas ilhas Terceira, Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial, prosseguem os respetivos projetos e concursos com vista a chegarmos a 2025 com todos os nossos processos concluídos”, afirmou Berta Cabral, citada na nota de imprensa.

Segundo o executivo açoriano, a variante à zona do portal do vento, nas Sete Cidades, vai “criar uma alternativa viária à atual estrada regional no acesso à freguesia” e contribuir para “preservar a qualidade ambiental e turística da zona envolvente ao miradouro da Vista do Rei”.

“Temos uma estratégia bem-sucedida no que respeita ao desenvolvimento turístico sustentável e obras como esta da variante ao portal do vento assumem particular importância em termos ambientais e turísticos”, declarou Berta Cabral.

A obra, no valor de 1,2 milhões de euros, tem um prazo de execução de 180 dias e vai reduzir em dois quilómetros o percurso para aquela freguesia, que constitui um dos principais pontos turísticos do arquipélago.

“Há também outros pontos de visitação com problemas para resolver, como, por exemplo, o acesso à Lagoa do Fogo, mas estamos a trabalhar com os nossos técnicos, cuja competência realço, para ultrapassar essa situação”, afirmou a secretária regional.

A freguesia das Sete Cidades, localizada no município de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, tem cerca de 19,22 quilómetros quadrados e 793 habitantes, sendo um dos locais turísticos mais visitados dos Açores.

Em 10 de março, o Governo dos Açores anunciou o lançamento do concurso para a construção de uma variante à zona do portal do vento.

Pub