Governo dos Açores promove Residência Criativa em Tecelagem na ilha de S. Jorge

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove, a partir de quinta-feira, 15 de março, a realização de uma Residência Criativa na ilha de S. Jorge.

Esta iniciativa visa a inovação e o reposicionamento no mercado da tecelagem de S. Jorge, valorizando uma produção artesanal de qualidade e origem certificada desde 2001 e, como tal, parte integrante de um património cultural a preservar.

O projeto “Residência Criativa”, que cumpre agora a sexta edição, tem em vista a promoção e inovação do artesanato regional, incentivando a criação de novos produtos que assegurem a sustentabilidade do trabalho dos artesãos, de modo a alcançar novos mercados, para além dos tradicionais.

Por outro lado, contribui para a divulgação de técnicas, materiais e produtos desenvolvidos por designers e artesãos, criando uma dinâmica entre os saberes tradicionais e o design.

Para o efeito, o CRAA convidou a designer têxtil Paula Caria, com trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, que desenvolveu várias coleções de moda com a cooperativa de artesanato As Capuchinhas, que se dedica ao trabalho em burel.

Paula Caria vai trabalhar em conjunto com as artesãs da cooperativa de artesanato Senhora da Encarnação, apostando na criação, qualidade e diferenciação de alguns produtos mais relevantes da tecelagem açoriana.