Governo dos Açores promove conferência sobre futuro da Educação com Sampaio da Nóvoa

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Educação, promove sexta-feira, 13 de setembro, em Ponta Delgada, um encontro de professores com o atual Embaixador de Portugal na UNESCO, Sampaio da Nóvoa, numa palestra intitulada “Como Será a Escola dos Nossos Netos?”.

Nesta conferência, que terá lugar na Escola Secundária Domingos Rebelo, pelas 14h30, Sampaio da Nóvoa vai abordar os caminhos que a educação atual deve percorrer para chegar a um futuro mais sólido nas escolas da Região

Numa época de grandes mudanças a nível educativo, o conferencista vai destacar os novos desafios que se colocam às escolas açorianas, que os devem encarar como mais uma etapa com vista ao sucesso educativo de todos os alunos, sem exceção.

Sampaio da Nóvoa, que presidiu ao Conselho Científico do ProSucesso – Açores pela Educação, Programa Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, pretende que os alunos se preparem para um presente em constante mudança e para um futuro próximo em que são diversas as competências que devem deter, que se encontram dentro da escolaridade obrigatória, e devem desenvolver para singrarem nas diferentes valências sociais.

Esta conferência destina-se a todos os docentes, relevando, inclusive, para o processo de avaliação destes profissionais.

Sampaio da Nóvoa, diplomado em Ciências da Educação, é um homem dedicado à cultura e à participação cívica que vê a Educação como motor de liberdade, por excelência, e que reconhece a importância do futuro na escola e nos professores.

Com uma nobre carreira universitária, o embaixador de Portugal na UNESCO foi consultor para a Educação do Presidente da República Jorge Sampaio, entre 1996 e 1999, e Reitor da Universidade de Lisboa, tendo sido igualmente candidato a Presidente da República, em 2015.