Governo dos Açores inicia na quinta-feira visita de trabalho a São Miguel

O Governo dos Açores inicia na quinta-feira uma visita de três dias à ilha de São Miguel, estando previstas inaugurações de diversos empreendimentos e visitas a vários investimentos públicos e privados nas áreas económica e social.

O programa da visita, informa em nota de imprensa o executivo açoriano, inclui reuniões dos secretários regionais com diversas entidades de São Miguel, além de visitas a empreendimentos e a investimentos em curso, com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, a marcar presença na quinta-feira de manhã junto de dois investimentos privados na Lagoa: presidirá ao lançamento da primeira pedra da construção de um hotel e visitará depois as obras de construção de um hospital.

Na tarde deste primeiro dia de trabalho, o presidente do Governo dos Açores preside ainda, em Ponta Delgada, ao lançamento da primeira pedra da obra de requalificação de um edifício para a instalação do Centro de Apoio à Deficiência e inaugura, no concelho do Nordeste, os reservatórios de água para a agricultura do Cogumbreiro e do Touril – Roça Brava.

Vasco Cordeiro recebe depois a Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, terminando este dia com a reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha.

Na sexta-feira, o chefe do executivo tem previstas diversas iniciativas na área da Saúde, de manhã, e preside depois à apresentação do relatório e do filme das expedições internacionais “Blue Azores”, inaugurando também, em Ponta Delgada, a sede da delegação regional da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.

No sábado, último dia da visita, Vasco Cordeiro vai presidir, na freguesia dos Ginetes (Ponta Delgada), à cerimónia de autorização de apoios para a reabilitação de habitações degradadas, de acordos de colaboração com juntas de freguesia e de protocolos com instituições particulares de solidariedade social para eliminação de barreiras arquitetónicas em moradias de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida.

Ainda neste dia, a agenda do socialista inclui a apresentação do projeto do Centro de Paralisia Cerebral, a sessão de encerramento do conselho geral da ANAFRE, e a inauguração do Caminho Agrícola dos Peixotos, no concelho da Ribeira Grande.

A visita de trabalho contempla também dois momentos em que os membros do executivo estarão disponíveis para receber os micaelenses que pretendam colocar-lhes diretamente as suas questões: as sessões terão lugar na sexta-feira, no Nordeste, e no sábado, em Vila Franca do Campo.

 

Programa

QUINTA-FEIRA, DIA 21:

08H30 – O Secretário Regional da Agricultura e Florestas visita a Quinta Pôr do Sol, na Candelária, concelho de Ponta Delgada (ramal da Ribeira do Ferreiro).

09H00 – A Secretária Regional da Solidariedade Social visita a Creche ‘Mundo Infantil’ da Mãe de Deus, Associação de Solidariedade Social, em Ponta Delgada (rua da Mãe de Deus).

– O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a Escola Secundária das Laranjeiras, seguida de reuniões com o Conselho Executivo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação de Estudantes, em Ponta Delgada (rua das Laranjeiras).

– A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visita a empreitada de requalificação de um troço da Estrada Regional n.º 1-1.ª, seguida da apresentação do projeto da variante a São Roque, em São Roque, concelho de Ponta Delgada (Praia dos Santos).

– A Secretária Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Liga dos Amigos dos Doentes do Hospital do Divino Espírito Santo, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

– A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo visita a empresa Fácil, em Ponta Delgada (rua das Necessidades – Norte).

09H30 – O Presidente do Governo preside à sessão de abertura do XIII Encontro Ibérico de Parques de Ciência e Tecnologia, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.

10H00 – Os secretários regionais do Mar, Ciência e Tecnologia e da Agricultura e Florestas visitam um projeto de investigação e desenvolvimento em contexto empresarial, no ‘Prédio das 20 Estufas’, em de Ponta Delgada (rua das Laranjeiras).

10H30 – O Presidente do Governo preside ao lançamento da primeira pedra da construção do hotel Double Tree by Hilton Lagoa Azores, na Lagoa (rua da Inovação).

11H30 – O Presidente do Governo visita a obra de construção do Hospital Internacional dos Açores, na Lagoa (rua da Inovação).

– O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a obra de construção do Pavilhão de Treinos de Ginástica Aeróbica, no Complexo Desportivo do Lajedo, em Ponta Delgada (rua da Juventude).

– O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visita a empreitada de reforço e reabilitação costeira da zona do Porto de São Vicente Ferreira, concelho de Ponta Delgada.

14H00 – O Presidente do Governo preside ao lançamento da 1.ª pedra da requalificação de um edifício para a instalação do Centro de Apoio à Deficiência da Aurora Social – Associação de Promoção de Emprego Apoiado e da APPDA – Associação Portuguesa de Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, Pico Salomão, em Ponta Delgada (rua Dr. Alberto Oliveira).

15H00 – A Secretária Regional da Saúde preside à assinatura dos acordos de empresa e acordos coletivos de empregador público com o Sindicato Independente dos Médicos e o Sindicatos dos Médicos da Zona Sul, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

15H30 – O Vice-Presidente do Governo visita a empresa Gelvalados, concelho da Lagoa (canada de Santo Amaro, n.º 38 A, junto ao Parque Industrial do Chã do Rego D’ Água).

– O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a escola do projeto “Novas Rotas”, seguida de reunião com a Coordenadora, na Quinta do Norte, Capelas, concelho de Ponta Delgada (rua do Monte Alegre).

– O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reúne-se com a Direção da Associação Sete Mares dos Açores, na sede da associação, em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande (rua do Pires).

– A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo preside à inauguração de um Ponto de Carregamento Rápido da Rede Pública de Carregamento de Veículos Elétricos, no Posto de Combustível da Repsol, em Ponta Delgada (rua de São Joaquim).

16H00 – O Presidente do Governo preside à inauguração da empreitada de construção dos reservatórios de água do Cogumbreiro e do Touril-Roça Brava, na Achadinha, concelho do Nordeste (local de encontro na rotunda da entrada da Achadinha).

17H00 – O Presidente do Governo recebe a Direção da AMISM – Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, no Centro de Divulgação Florestal do Nordeste (rua do Poceirão).

17H30 – As secretárias regionais da Solidariedade Social e da Saúde e o Secretário Regional da Educação e Cultura estão presentes na apresentação do Plano de Ação do Polo Local de Desenvolvimento e Coesão Social de Água de Pau 2019-2021, no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, na Casa do Povo de Água de Pau, concelho da Lagoa (rua da Natividade).

19H00 – Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Escola Básica Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande (rua Benemérito Cónego Cristiano Jesus Borges).

SEXTA-FEIRA, DIA 22:

09H00 – A Secretária Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, no quartel da associação (rua de São Gonçalo).

09H30 – O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas preside à sessão de abertura das XVI Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e de Cabo Verde, na Expolab, na Lagoa.

09H45 – A Secretária Regional da Saúde visita as obras de remodelação das enfermarias do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

10H00 – A Secretária Regional da Solidariedade Social visita o projeto TODOS, da Associação Musiquim, no âmbito do Orçamento Participativo, Estúdio 13, em Ponta Delgada (rua das Laranjeiras).

10H30 – O Secretário Regional da Agricultura e Florestas preside à inauguração da obra de beneficiação do Caminho Rural do Cemitério, em Santa Bárbara, concelho de Ponta Delgada.

10H45 – O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração da remodelação da Unidade de Saúde dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada (largo da Saúde).

– O Vice-Presidente do Governo e o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia estão presentes na apresentação do projeto do novo edifício L32 do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.

11H45 – O Presidente do Governo preside à assinatura de um protocolo relativo à Saúde Escolar entre a Secretaria Regional da Saúde, a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, as Câmaras Municipais e as Escolas Profissionais da ilha de São Miguel, no Consistório da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, no Centro de Saúde (rua Teófilo Braga).

12H00 – O Vice-Presidente do Governo, a Secretária Regional da Solidariedade Social e o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares estão presentes na assinatura do Regulamento de Funcionamento da Rede de Intervenção Jovens NEEF, no ISSA, em Ponta Delgada (rua Almirante Botelho Sousa).

– A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas preside à apresentação do projeto do Miradouro do Escalvado, na Várzea, concelho de Ponta Delgada (rua da Carreira).

– O Secretário Regional da Agricultura e Florestas preside à inauguração da empreitada de beneficiação do Caminho Agrícola do Valongo, no POA da Lagoa, em Água de Pau.

14H00 – O Presidente do Governo preside à apresentação do relatório e do filme da Expedição Blue Azores, no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.

14H30 – A Secretária Regional da Saúde participa numa ação de sensibilização para a importância da vacinação contra a gripe e apresentação do projeto-piloto de cooperação entre o Hospital do Divino Espírito Santo e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel para a época gripal 2019-2020, no Centro de Convívio de São Roque, concelho de Ponta Delgada.

– O Secretário Regional da Agricultura e Florestas visita a Queijaria Furnense, nas Furnas, concelho da Povoação (largo Marquês da Praia e Monforte).

16H00 – O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a EBI da Maia, seguida de reuniões com o Conselho Executivo, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação de Estudantes, concelho da Ribeira Grande (ramal de São Pedro).

– A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo preside à inauguração das obras na Grota da Cancela, na Pedreira, concelho do Nordeste.

16H30 – O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração da sede da Delegação Regional da ANAFRE nos Açores, seguida de assinatura de contrato de cedência de utilização, em Ponta Delgada (rua João do Rego, n.º 98)

17H00 – O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visita o Porto de Pesca do Porto Formoso, concelho da Ribeira Grande.

– A Secretária Regional da Saúde preside ao descerramento da placa alusiva à acreditação do Centro de Saúde do Nordeste (Estrada Regional).

17H30 – O Vice-Presidente do Governo e o Secretário Regional da Educação e Cultura estão presentes na cerimónia de entrega de diplomas do Curso de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – RVCC de nível secundário, na Casa do Povo da Maia, concelho da Ribeira Grande (rua do Rosário).

– A Secretária Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Nordeste, no quartel da associação (rua do Topo).

– A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo visita a Casa de Campo “Antiga Fábrica de Chá”, em Santo António Nordestinho, concelho do Nordeste (rua da Boavista).

18H00 – O Governo Regional recebe a população, na Escola Básica e Secundária do Nordeste (rua do Rosário).

19H30 – O Presidente do Governo preside à sessão de abertura do Encontro Regional de Associações de Juventude, no Auditório Municipal da Povoação (largo do Jardim Municipal).

SÁBADO, DIA 23:

09H00 – O Presidente do Governo preside à cerimónia de autorização de apoios à habitação, de acordos de colaboração com Juntas de Freguesia e de protocolos com IPSS para eliminação de barreiras arquitetónicas, na Filarmónica Minerva dos Ginetes, concelho de Ponta Delgada (grota do Lodo).

– A Secretária Regional da Saúde preside à entrega de um equipamento de Salvamento e Desencarceramento ao Corpo de Bombeiros da Povoação, seguida de reunião com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Povoação, no quartel da Associação (largo do Jardim Municipal).

09H30 – O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visita o projeto de aquicultura da Ribeira Quente, concelho da Povoação.

– As secretárias regionais dos Transportes e Obras Públicas e da Energia, Ambiente e Turismo estão presentes na apresentação do projeto do Miradouro da Lagoa do Fogo, no Miradouro da Lagoa do Fogo, concelho da Ribeira Grande.

10H30 – O Presidente do Governo preside à apresentação do projeto da empreitada do Centro de Paralisia Cerebral da Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel, no CAO da associação, em Ponta Delgada (avenida D. João III, n.º 64)

11H00 – O Secretário Regional da Educação e Cultura visita o Museu Municipal de Vila Franca do Campo (rua do Museu).

– O Secretário Regional da Agricultura e Florestas visita a obra do sistema de abastecimento de água da Ribeira Água D’Alto, no POA da Zona Central da Ilha de São Miguel, em Água d’Alto, concelho de Vila Franca do Campo (local de encontro no Posto de Leite da Ribeira Seca).

11H30 – A Secretária Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, no quartel da associação (rua da Praça).

13H00 – O Presidente do Governo preside à sessão de encerramento da reunião do Conselho Geral da ANAFRE , no Teatro Micaelense – Centro Cultural e de Congressos, em Ponta Delgada.

15H30 – A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visita a empreitada de requalificação da entrada nascente da Povoação, junto à ponte da Ribeira do Além.

– A Secretária Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo, no quartel da associação (avenida dos Bombeiros Voluntários).

16H00 – O Presidente do Governo preside à inauguração da empreitada de construção e beneficiação do Caminho Agrícola dos Peixotos, no POA da Zona Central da Ilha de São Miguel, concelho de Vila Franca do Campo (local de encontro no cruzamento da Achada das Furnas com o caminho da Lagoa do Congro).

17H30 – O Governo Regional recebe a população, na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, em Vila Franca do Campo (rua Vila do Porto).