Governo dos Açores inicia na quarta-feira visita de trabalho à ilha do Faial

O Governo dos Açores inicia na quarta-feira uma visita de trabalho de três dias à ilha do Faial, durante a qual, visita diversas obras em curso e reúne com representantes da sociedade civil.

De acordo com informação disponibilizada à imprensa pelo executivo, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, inaugura no primeiro dia da visita o novo Centro de Dia dos Flamengos e visita, ainda durante a manhã, a unidade de alojamento turístico “International Azores Boutique”, na Horta.

Durante a tarde, Vasco Cordeiro visita as obras da primeira fase do Edifício Intergeracional da Feteira, deslocando-se depois às instalações da APADIF — Associação de Pais e Amigos do Deficiente da Ilha do Faial, a que se segue uma reunião com o presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva.

Ainda antes da reunião do executivo com o Conselho de Ilha, que encerra o programa deste dia, o presidente do executivo açoriano recebe, em audiência, a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, a Associação de Turismo Sustentável do Faial, a Associação de Comércio e Indústria do Pico, o Núcleo Empresarial de São Jorge, o Grupo do Aeroporto da Horta e o Grupo do Aeroporto do Pico.

No segundo dia de trabalho, Vasco Cordeiro visita a lota da Horta e preside à cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de construção e beneficiação do caminho agrícola da Fligueira, visitando ainda durante a manhã as obras em curso de beneficiação do Hospital da Horta e de construção do edifício da Unidade de Saúde de Ilha.

Ao princípio da tarde, o governante preside ao ato de consignação da empreitada de reabilitação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço, orçada em cerca de 450 mil euros, que vai permitir recuperar este edificado do século XVIII, terminando este dia com a reunião do Conselho do Governo.

Na sexta-feira, Vasco Cordeiro preside à cerimónia de inauguração das obras de ampliação do Jardim Botânico, que inclui o novo Orquidário dos Açores, com cerca de 5.000 exemplares de orquídeas, e o Banco de Sementes, onde já estão conservadas cerca de 12 milhões de sementes.

O programa da visita ao Faial, além destas iniciativas, prevê ainda que os membros do Governo Regional se reúnam com diversas entidades representativas dos mais variados setores da ilha, visitem empreendimentos em curso e apresentem novos investimentos.

programa:

QUARTA-FEIRA, DIA 26:

08H25 – O Presidente do Governo e restante comitiva governamental partem para a ilha do Faial.

09H15 – Chegada ao Aeroporto da Horta.

10H00 – O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração do Centro de Dia dos Flamengos – Centro Comunitário do Divino Espírito Santo dos Flamengos (rua da Praça, n.º 97).

10H30 – O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a EB1,2/EA/JI António José de Ávila, seguida de reunião com o Conselho Executivo, com a Associação de Pais e com a Associação de Estudantes da escola, na Horta (rua Cônsul Dabney).

– O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reúne-se com investigadores responsáveis dos projetos de investigação sediados na ilha do Faial, no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na Horta (rua Frederico Machado).

– O Secretário Regional da Saúde reúne-se com o Conselho de Administração do Hospital da Horta (avenida Príncipe Alberto do Mónaco).

– A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo visita as piscinas da UrbHorta, no Parque Vitorino Nemésio.

– O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reúne-se com a Direção da Associação de Agricultores da Ilha do Faial, no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Faial (Quinta de São Lourenço).

11H30 – O Secretário Regional da Saúde reúne-se com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Faial, na Horta (bairro da Vista Alegre).

12H00 – O Presidente do Governo visita a unidade de alojamento turístico ‘International Azores Boutique’, na Horta (rua Conselheiro Medeiros, n.º 1).

15H00 – O Presidente do Governo visita a obra da primeira fase do Edifício Intergeracional da Casa do Povo da Feteira (rua da Igreja).

15H30 – O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a Escola Secundária Manuel de Arriaga, seguida de reunião com o Conselho Executivo, com a Associação de Pais e com a Associação de Estudantes da escola, na Horta (rua Ilha Azul).

– O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reúne-se com a Direção da Associação de Produtores das Espécies Demersais dos Açores, na Lotaçor, na Horta (cais de Santa Cruz).

16H00 – O Presidente do Governo visita a Associação de Pais e Amigos do Deficiente da Ilha do Faial – APADIF, na Horta (largo da Igreja).

16H30 – A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas preside à apresentação do estudo prévio para o reperfilamento do troço do Ramal do Monte da Guia, no parque de estacionamento exterior do parque de contentores, nas Angústias.

– O Secretário Regional da Agricultura e Florestas visita a CALF – Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, nos Cedros (Estrada Regional).

17H00 – O Presidente do Governo reúne-se com o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo da Silva, na SRAF, na Horta (Colónia Alemã).

17H15 – A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo preside à sessão de apresentação da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, na Casa Manuel de Arriaga, na Horta.

17H30 – O Presidente do Governo recebe, em audiência, a Câmara do Comércio e Indústria da Horta, a Associação de Turismo Sustentável do Faial, a Associação de Comércio e Indústria do Pico, o Grupo do Aeroporto da Horta, o Grupo do Aeroporto do Pico e o Núcleo Empresarial de São Jorge, na SRAF, na Horta (Colónia Alemã).

18H30 – Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na EB1,2/EA/JI António José de Ávila, na Horta (rua Cônsul Dabney).

QUINTA-FEIRA, DIA 27:

07H00 – O Presidente do Governo visita a Lota da Horta (cais de Santa Cruz).

09H00 – A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas preside à assinatura do contrato de reabilitação e beneficiação do troço da Estrada Regional n.º 1-2.ª, entre a Ribeira do Cabo e o Largo Jaime de Melo, junto ao início do troço.

– A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo entrega equipamentos de apoio à limpeza e manutenção da rede hidrográfica, no âmbito do projeto “A Minha Ribeira”, do programa ‘Eco-Freguesia, Freguesia Limpa 2019’, no Serviço de Ambiente do Faial, na Horta (Complexo do Monte da Guia).

10H00 – O Presidente do Governo preside à cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de construção e beneficiação do Caminho Agrícola da Fligueira, no POA Cedros/Salão, nos Cedros (caminho da Fligueira).

10H30 – O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia preside à apresentação do projeto de intervenção no Reduto da Patrulha, no Castelo de São Sebastião, na Horta (rua do Castelo).

– A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas preside à apresentação do projeto da empreitada de reabilitação da Estrada Regional n.º 1-1.ª, na freguesia de Pedro Miguel, na reta de Pedro Miguel.

10H45 – A Secretária Regional da Solidariedade Social visita moradias nas freguesias dos Cedros, Capelo e Feteira, com assinatura de contratos de apoio no âmbito dos programas de recuperação de habitação degradada e de eliminação de barreiras arquitetónicas.

11H00 – O Secretário Regional da Educação e Cultura reúne-se com o Núcleo Cultural da Horta (rua Eduardo Bulcão).

– O Secretário Regional da Saúde reúne-se com a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência da Horta, na Unidade de Saúde de Ilha do Faial, na Horta (bairro da Vista Alegre).

11H30 – O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reúne-se com a Direção da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores, na Lotaçor, na Horta (cais de Santa Cruz).

– A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo visita o Ecocentro de Castelo Branco (junto ao Pavilhão Desportivo).

– O Secretário Regional da Agricultura e Florestas visita a Lagoa do Cangueiro, no Sistema Integrado de Abastecimento de Água no POA da Feteira/Castelo Branco.

12H00 – O Presidente do Governo visita a empreitada de beneficiação do Hospital da Horta e de construção do edifício da Unidade de Saúde de Ilha do Faial (avenida Príncipe Alberto do Mónaco).

14H30 – O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta (rua Walter Bensaúde).

15H00 – O Presidente do Governo preside ao Ato de Consignação da empreitada de reabilitação do Solar e da Ermida da Quinta de São Lourenço, nos Flamengos.

15H30 – O Vice-Presidente do Governo visita a empresa Delfim Vargas – Fabricação de Caixilharias, Lda, na Zona Industrial de Santa Bárbara.

– O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visita a empreitada de reforço da proteção costeira junto ao aterro, na Praia do Norte.

– A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas visita arranjos urbanísticos na freguesia da Feteira.

– O Secretário Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Faial, no quartel da Associação, na Horta (rua dos Bombeiros Voluntários).

16H00 – O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reúne-se com a Direção da Trybio – Associação de Produtores e Consumidores de Agricultura Biológica, no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Faial (Quinta de São Lourenço).

16H15 – O Vice-Presidente do Governo visita a empresa Martipereira – Marcenaria e Carpintaria, Lda, na Zona Industrial de Santa Bárbara.

– O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visita a zona balnear do Varadouro.

17H00 – O Governo Regional recebe a população da ilha do Faial, na EB1,2/EA/JI António José de Ávila, na Horta (rua Cônsul Dabney).

21H30 – Reunião do Conselho do Governo, na SRAF, na Horta (Colónia Alemã).

SEXTA-FEIRA, DIA 28:

09H30 – A Secretária Regional da Solidariedade Social preside ao encerramento de uma ação de formação no âmbito do programa ‘AQI- Avaliar, Qualificar e Inserir’, na Santa Casa da Misericórdia da Horta (rampa de São Francisco).

10H00 – O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração da ampliação do Jardim Botânico, que inclui o Orquidário dos Açores e o Banco de Sementes, na Quinta de São Lourenço.

10H30 – O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a exposição A Métrica do Destino – Fotografia, Pintura, Instalação, de Gabriel Garcia, na Casa Manuel de Arriaga, na Horta.

– O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia participa numa simulação com o Radar Condor, na Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta.

11H30 – O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresenta o Comunicado do Conselho do Governo, na SRAF, na Horta (Colónia Alemã).

15H20 – Partida do Presidente do Governo da ilha do Faial.