Governo dos Açores cria Manuais de Eficiência Energética dedicados a vários setores

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional da Energia, está a criar Manuais de Eficiência Energética dedicados a vários setores.

O primeiro manual, elaborado em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra), refere-se ao setor agroindustrial, estando previsto um conjunto de cinco que serão disponibilizados brevemente no Portal da Energia com o objetivo de informar e sensibilizar os responsáveis pela gestão energética de diversos setores nos Açores.

Este primeiro manual foi apresentado sexta-feira na sessão online dos “Encontros com a Eficiência Energética – Incentivos e Medidas para Empresas”, promovida pelo Governo dos Açores como forma de assinalar o Dia Mundial da Energia.

A sessão, que contou com a participação de diversos cidadãos e entidades açorianas, teve o propósito de auxiliar as empresas a aumentar a sua eficiência energética, tendo o contributo do INESC Coimbra e da Direção Regional do Planeamento e Fundos Estruturais.

Nesta sessão, foram abordadas as principais medidas que potenciam o aumento da eficiência energética em contexto produtivo e explanados os diversos mecanismos e sistemas de incentivos disponíveis a nível regional nesta matéria, onde se incluem os do Proenergia, os de aquisição de veículos elétricos e o Aviso existente e direcionado para o aumento da eficiência energética nas empresas.

Também para assinalar o Dia Mundial da Energia, esta Direção Regional realizou uma sessão online dos “Encontros com a Eficiência Energética nas Escolas”.

Estas sessões, dedicadas aos alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, têm vindo a dotar os estudantes de ferramentas essenciais no combate aos efeitos das alterações climáticas, por via da energia.

Adicionalmente, e de modo a chegar ao maior número possível de jovens, a Direção Regional da Energia, com o apoio da Direção Regional da Educação, apelou aos professores que assinalassem este dia junto dos seus alunos, recorrendo aos conteúdos didáticos disponíveis no Portal da Energia Açores.