Governo dos Açores avalia estragos em portos e zonas balneares do Faial causados pelas recentes intempéries

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visitou hoje o porto e a piscina do Varadouro, o porto do Comprido e o porto e as piscinas de Castelo Branco, na ilha do Faial, para se inteirar dos danos causados pelas recentes intempéries.

Durante a visita, Gui Menezes, que foi acompanhado pelos presidentes das juntas de freguesia do Capelo e de Castelo Branco, adiantou que “está já em curso um levantamento das intervenções necessárias”.

No caso do porto do Varadouro, serão instalados novos cabeços de amarração, incluindo a armadura de reforço e elementos de fixação, que foram danificados, e serão colocadas pedras para compor o enrocamento afetado da muralha de proteção das casas de aprestos existentes.

No porto da freguesia de Castelo Branco, registaram-se danos na grua de coluna, sendo que os procedimentos necessários à sua reparação e manutenção já foram iniciados.

A piscina do Varadouro sofreu alguns estragos, nomeadamente a zona de escada que liga o solário à zona da piscina, e algumas áreas do pavimento foram danificadas pelo mar.

O porto do Comprido, nos Capelinhos, foi também afetado pelo mau tempo das últimas semanas, sendo que o mar removeu o pavimento de uma zona de estacionamento, originando uma depressão que deixou à vista uma antiga muralha e parte de uma antiga rampa.

Neste caso, e em conjunto com as autarquias, Gui Menezes adiantou que “será feita uma avaliação sobre o tipo de intervenção a adotar”.