PUB

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, aprovou este ano 18 candidaturas ao Regime de Incentivo à Compra de Terras Agrícolas (RICTA), tendo apoiado com cerca de meio milhão de euros a aquisição de uma área total de 100 hectares.

As candidaturas aprovadas, que representam um montante total de investimento de 1,2 milhões de euros, envolveram as ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.

O RICTA é uma linha de crédito bonificado que permite a aquisição de terrenos pelos agricultores, tendo em vista aumentar a dimensão das explorações, através do emparcelamento, para as tornar mais competitivas.

PUB

Para a operacionalização do RICTA encontram-se outorgados protocolos com as instituições de crédito que se mostraram interessadas, tendo-se definido as condições gerais de recurso ao crédito no âmbito deste regime de incentivo, com fundamento em razões de economia, de transparência e de uniformização de critérios nas relações a estabelecer entre a IROA e as instituições de crédito.

Pub