Pub

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, na tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, realiza, a 29 de novembro e 5 de dezembro, duas sessões comemorativas do 50.º aniversário da passagem da investigadora norte-americana Joanne Purcell pelo arquipélago.

As sessões terão lugar, a 29 de novembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e, a 5 de dezembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo.

Nas duas sessões, com início pelas 18h00, terá lugar a apresentação da base de dados online “Registos sonoros recolhidos por Joanne Purcell nos Açores entre 1969 e 1970”, que será realizada pela Diretora Regional da Cultura, Susana Costa, seguindo-se, pelas 18h30, a apresentação da comunicação “Joanne Purcell e o Romanceiro”, pela investigadora Ângela de Almeida.

Financiada por uma bolsa de estudo Fulbright-Hays, Joanne Purcell permaneceu nos Açores durante 18 meses, percorrendo as diversas ilhas, onde procedeu a trabalho de campo de recolha de textos de tradição oral, incluindo romances, canções narrativas, adivinhas, provérbios, lendas e contos, entre outros.

Pub