Governo dos Açores aposta no alargamento da rede de oficinas e competências digitais

O Governo dos Açores lançou a segunda edição do concurso para apoio à implementação de oficinas de competências digitais, tendo em vista aumentar para 25 o número de oficinas que integram esta rede, criada no início deste ano.

Esta rede, atualmente constituída por uma dezena de oficinas, decorre da implementação da Medida “Competências TIC e Literacia Digital”, da Iniciativa PRO-TIC, destinada à promoção das competências digitais e das tecnologias da informação e comunicação, para fazer face às necessidades da sociedade da era digital, nomeadamente no que respeita às áreas das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), como de Robótica e Programação.

Com esta medida, o Governo dos Açores pretende garantir, através da formação, a literacia e a inclusão digitais para o exercício pleno da cidadania, no âmbito das ferramentas de e-Government, bem como estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego, fomentando a reorientação profissional para as tecnologias da informação e da comunicação.

No que respeita especificamente à linha de financiamento agora lançada, o Governo dos Açores pretende estimular e reforçar competências digitais na formação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, contemplando, sobretudo, as competências e literacias digitais avançadas, pelo que as ações de formação a contemplar no âmbito das novas oficinas deverão ser direcionadas para esse efeito.

A par da implementação das oficinas de competências digitais, o Governo dos Açores tem levado a cabo uma série de outras medidas para promover o ensino de código, programação e robótica, como é o caso dos Clubes de Programação e Robótica, já implementados em 22 escolas da Região, e cuja criação e funcionamento representa já um investimento de cerca de 120 mil euros.

Para consultar o formulário do concurso para apoio à implementação de oficinas de competências digitais, que decorre até 28 de junho, os interessados devem consultar o endereço eletrónico https://idia.azores.gov.pt/.

Esta iniciativa representa um investimento superior a 400 mil euros para o triénio 2019-2021, sendo que ao longo deste período decorrerá a formação na área das competências e literacia digitais.