Governo dos Açores abre dois novos concursos para iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, abriu dois novos concursos, no âmbito do Pro-Scientia, para concessão de apoios a iniciativas e projetos de difusão da cultura científica e tecnológica, num total de financiamento de 40 mil euros.

Um dos concursos visa, especificamente, o apoio a projetos, iniciativas, campanhas ou desafios de ‘Ciência Cidadã,’ com o objetivo de fomentar a participação ativa dos atores sociais em processos de investigação científica e na construção colaborativa do conhecimento, contribuindo para o alinhamento dos resultados da investigação com as expectativas, as necessidades e os desafios da sociedade.

O outro concurso abrange a criação de conteúdos de Ciência e Tecnologia em suporte multimédia para difusão nos meios de comunicação social, tendo em vista aumentar a literacia científica e tecnológica dos cidadãos, bem como incentivar a criação de conteúdos em suporte multimédia e proporcionar ambientes de aprendizagem informal.

Estes concursos, que decorrem até 30 de setembro, vêm contribuir para a implementação do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica (PACCTO Açores), cujas medidas e ações de operacionalização pretendem abarcar toda a sociedade açoriana, criando condições para um maior envolvimento de todos os cidadãos na busca de soluções inovadoras para os desafios do mundo atual.

Para mais informações sobre estes concursos, os interessados podem consultar o endereço eletrónico http://idia.azores.gov.pt/.