Gaudêncio manifesta preocupação com as dependências nos jovens

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assistiu à ação de sensibilização que o projeto “Mala da Prevenção” realizou junto dos agentes da PSP da ilha de São Miguel e promovida pelo projeto Escola Segura da PSP da Ribeira Grande, evento que contou com a presença do psiquiatra Luís Patrício, ex-diretor do Centro das Taipas.

A “Mala da Prevenção” é um projeto criado e desenvolvido por Luís Patrício e visa sensibilizar os jovens para os perigos inerentes ao consumo abusivo de álcool e estupefacientes. Também está direcionado para os agentes que diariamente lidam com situações de risco, ajudando-os na forma como devem dialogar e incentivar à dissuasão por parte dos jovens ao consumo em excesso.

Na mala do psiquiatra há testes de alcoolémia, imitações de drogas legais e ilegais, jogos, vídeos, seringas e preservativos, objetos que usa na ação pedagógica tendo por objetivo prevenir comportamentos de risco.

Alexandre Gaudêncio considerou a iniciativa “muito válida e pertinente” e manifestou a “preocupação que a autarquia tem tido com as questões das dependências”. “A Câmara da Ribeira Grande está sensível a esta problemática e tem colaborado com as entidades competentes, em particular com o projeto ‘Escola Segura’ da PSP da Ribeira Grande”, acrescentou.

Antes de se dirigir aos cerca de vinte agentes da PSP que marcaram presença na ação de sensibilização, Luís Patrício esteve na escola secundária da Ribeira Grande a falar para cerca de duas centenas de jovens em duas sessões que decorreram durante a manhã.