Gastrónomos dos Açores comemoram “Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa” a 26 de Junho

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, no dia 26 de Junho de 2016, a criação do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. Por diploma, ficou determinado o DIA NACIONAL DE GASTRONOMIA como um momento de celebração, enaltecimento e notoriedade, do potencial de excelência, que deve envolver a comunidade educativa, as instituições públicas e privadas, do sector, e ser projectado em termos turísticos, coroando de êxito o esforço e o empenho da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que, assim, viu consagrado o último domingo do mês de Maio, em cada ano, o dia dedicado à gastronomia portuguesa, nas suas múltiplas regionalidades e diversidades produtivas alimentares.

A Confraria Gastronómica “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”, tem sido encarregue desde a sua consagração da celebração nos Açores, do DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA.

Neste propósito, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a colaboração da Direcção Regional do Turismo e de empresários da produção e da restauração, apresentou em conferência de imprensa o programa alusivo com inicio após as Festas do Sr Santo Cristo dos Milagres.

PROGRAMA REGIONAL

DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA

(24 de Maio a 07 de Junho 2019)

Dia 28 de Maio

13:00 Horas Encontro para “PARTILHA DE SABORES”, no espaço da restauração das Festas do Senhor Santo Cristo (tascas), com a colaboração das Regiões gastronómicas presentes – Açores, Alentejo, Serra da Estrela e Galiza.

Dia 29 de Maio

13:30 Horas Intervenção pedagógico-didáctica de sensibilização, nas escolas Anexas, turmas do 3º e 4º ano, na perspectiva de acentuar os benefícios e de salientar a importância de uma alimentação saudável, partindo de aspectos menos positivos do relacionamento dos alunos com o consumo de determinados alimentos, induzindo-os, nesta acção, a participarem na confecção e a degustarem os produtos cozinhados.

Dia 01 de Junho

10:00/13:00 Horas Dinamização da gastronomia com base em produtos regionais, com forte incidência na cozinha tradicional açoriana, incluindo demonstrações de confecção, no local, e subsequente degustação, pelo público em geral que, em dia de sábado, acorre ao Mercado da Graça.

Dia 05 de Junho

12:00 Horas Acção pedagógica teórico-prática de sensibilização sobre cozinha e alimentação saudáveis, tendo por base os produtos regionais e a Gastronomia Tradicional Açoriana, a realizar no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.

Dia 07 de Junho

13:00 Horas Encerramento das comemorações regionais do “DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA-2019”, num dos restaurantes aderentes, com lançamento de selo dos CTT alusivo à efeméride, estando presentes autoridades oficiais e outras entidades envolvidas.