Gastrónomos dos Açores celebram o “Dia Nacional da Gastronomia” de 27 a 29 de junho

Texto: José Nunes
Pub

A gastronomia, um elo histórico que liga a “alma dum povo” e a felicidade das gentes, ao longo de séculos descobriu e produziu “saberes e sabores”, com os produtos locais, de forma genuína e com forte identidade regional, consolidando um património gastronómico, por resultado muito mais da escassez do que da abundância.

A gastronomia tradicional, resultante de uma multiplicidade de fatores geográficos, sociais, económicos e culturais, é uma ferramenta essencial para afirmar os Açores, para promover o crescimento do emprego no turismo, na restauração, na indústria agroalimentar e na investigação.

O Parlamento Europeu, atento a esta valorização, publicou, em 2014, um relatório sobre o património gastronómico, recomendando a criação de um observatório europeu de gastronomia.

Foi neste seguimento, que a Assembleia da República aprovou, por unanimidade, no dia 26 de Junho de 2016, a criação do DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA PORTUGUESA, como um momento de celebração, enaltecimento e notoriedade, do potencial de excelência, que deve envolver a comunidade educativa, as instituições públicas e privadas e a economia do sector, devendo ser projetado em termos turísticos, coroando de êxito o esforço e o empenho da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que liderou todo este processo junto do Parlamento Nacional, num grande envolvimento de vontades do qual resultou a consagração do ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS DE MAIO, em cada ano, como o dia dedicado à gastronomia portuguesa, nas suas múltiplas regionalidades e diversidades produtivas alimentares.

A Confraria dos “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”, tem acompanhado, desde, a sua consagração, esta celebração nacional, promovendo, nos Açores, as comemorações regionais do DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA, na data adequada, como instituído.

Este ano, embora, ainda, não Neste propósito, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e com a colaboração da Direção Regional do Turismo, de empresários do sector alimentar e da AVEA (Associação para a Valorização Económica dos Açores) virá celebrar-se a Gastronomia Regional Açoriana, cumprindo o desiderato de contribuir para a promoção, dignificação e defesa da qualidade dos produtos regionais e dos serviços de restauração que lhe são inerentes.

Da atenta reflexão que internamente vem fazendo, face a uma continuada observação no terreno, detecta a Confraria dos “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES” ser urgente, agora mais do que nunca, o aprimoramento dos procedimentos da restauração, em todo o circuito interno, exigência que se impõe, face ao Covid19 e outras situações sanitárias, e uma abertura externa, reinventada, com algumas das soluções que, têm de ser encontradas para ganhar afluxo de clientes e para, pela positiva, os cativar aos equipamentos da sua preferência.

Muito embora esta seja uma preocupação permanente da Confraria e dos seus parceiros, neste tempo exortamos os industriais da restauração a darem preferência aos produtos genuínos açorianos, a aprimorarem a selecção, a manipulação e a sua utilização segundo as melhores regras da segurança alimentar, garantindo a apresentação, da qualidade final do produto gastronómico, e, não menos importante, a dignidade do serviço de acolhimento dispensado aos clientes.

O DIA NACIONAL DA GASTRONOMIA, Açores, 2022, é celebrado sob o lema “Gastronomia, Saúde e Sustentabilidade”, uma aposta para ganhar o futuro, durante os dias 27, 28 e 29, do corrente mês de Maio.

Programa

  • Dia 27 – 15:00 horas Os “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES” realizam uma intervenção no Colégio do Castanheiro, com uma demonstração pedagógica de confecção e degustação de produtos regionais, “Do Mar à MESA” para dar a conhecer o que de melhor, temos, e se faz” na região.
  • Dia 28No Museu Militar dos Açores, no Forte de S. Brás, será gravado um programa televisivo, de gastronomia, história e cultura, com emissão na RTP/Açores, RTP/I e disponível no Clube RTP e RTP/Play, após emissão.
  • Dia 29 – Dia instituído, pelas 10H00, assinalamos a abertura oficial do “DIA DA GASTRONOMIA AÇORIANA 2022”, na sede da Confraria, pelo Confrade-Mor dos “GASTRÓNOMOS DOS AÇORES”.
  1. 11H00 – visita a uma exploração agrícola, acompanhados pelo Presidente do IROA, que abordará “As condições edafo-climáticas na Agricultura Atlântica”.
  2. 12H00 – exposição de produtos certificados “Marca Açores” e intervenção do Presidente “AVEA” – Associação para a Valorização Económica dos Açores
  3. 12H30 – Almoço
  4. 14H00 – Cerimónia de atribuição de insígnias:
  • “SUMMUS CONVIVA”, à Senhora Secretária Regional do Turismo Mobilidade e Infraestruturas
  • “SUMMUS CONVIVA”, ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada
  • “OPTIMUS CONVIVA” ao Senhor Presidente da “AVEA”
  • “OPTIMUS CONVIVA” ao Senhor Presidente do IROA
  • “OPTIMUS CONVIVA” ao Senhor Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada
  • 14:30 – Sua excelência o Presidente da Câmara de Ponta Delgada, encerrará a cerimónia do DIA DA GASTRONOMIA AÇORIANA 2022, COM uma alocução ao “Papel das Câmaras Municipais, no contexto Turístico-Gastronómico Açoriano”
Pub