Gastronomia faialense convida a visitar uma das Mais Belas Baías do Mundo

A Câmara Municipal da Horta esteve, esta semana, a promover a gastronomia faialense e a feira gastronómica da Semana do Mar, no Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense, na Espanha.

Na intervenção que fez em Xantar, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, salientou a qualidade dos nossos produtos, com destaque para alguns produtos de produção local como a linguiça, o inhame, o mel, os doces e os vários tipos de queijo, muitos deles com prémios internacionais recebidos, como o “Queijo Ilha Azul”.

José Leonardo Silva sublinhou ainda a importância de a Horta voltar a marcar presença naquele que é considerado “um dos mais importantes eventos de divulgação turística” na Península Ibérica e destacou “o mar e as suas imensas riquezas que fazem parte da nossa gastronomia e motiva um dos maiores festivais náuticos de Portugal, que se realiza de 4 a 11 de agosto próximo durante a Semana do Mar”.

O Presidente da Câmara Municipal da Horta convidou ainda os participantes neste certame a visitarem o Faial e a marcarem presença na Feira Gastronómica da Semana do Mar.

No decorrer do evento, que se realizou de 6 a 10 de fevereiro, a Câmara da Horta promoveu uma degustação de produtos locais, que, entre vários outros produtos, se incluiu uma variedade de queijos das cooperativas da ilha do Faial, mel multiflora e de incenso, massa sovada e tábua de enchidos, compotas e doces caseiros.

O Xantar é uma referência ao nível da promoção da gastronomia e dos produtos locais e constitui uma excelente oportunidade para reforçar a visibilidade da Horta e dos Açores como destino turístico, procurando conquistar novos turistas e visitantes, sobretudo na época baixa, como forma de atenuar as desvantagens da sazonalidade.

Partilhar