‘Futuro da cultura dos Açores em debate no Clube de História’

A Fundação Sousa d’Oliveira dará continuidade ao ‘Clube de História’, no próximo dia 23 de outubro, pelas 18h00, na sua sede na Rua do Lajedo (Ponta Delgada). O tema em debate será«A Cultura nos Açores: qual futuro?»,onde os oradores convidados são: Alexandre Pascoal, Nélia Alves-Guimarães e Pedro Gomes.

Tendo em conta, que a cultura tem um papel importante para a população e para a cidade/região que investe neste bem tão precioso, o debate irá proporcionar analisar o fenómeno da cultura pela sua grande diversidade de conceitos e significados para o conhecimento dos açorianos, pois a cultura envolve arte, crenças, hábitos, costumes, entre muitos outros. Esta área traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual; nos Açores, alguns eventos ocorrem durante o ano, trazendo para os residentes e visitantes lazer, conhecimento, prazer, e diversos bens que para as pessoas tem grande relevância. A cultura quando bem trabalhada, pode se tornar algo que faça parte da vida e do quotidiano da sociedade, com esta podem ser organizados eventos que tragam cultura e valorização para a região, sem contar o retorno financeiro que a mesma traz.

Por fim, nesta sessão propõe-se debater alguns dos seguintes tópicos: produção e circulação da criação artística; profissionalização do sector artístico; acessibilidade(s) aos espaços de cultura; formação de públicos; cultura nas autarquias; cultura e a sua ligação à diáspora; entre outros.