Gabriel Augusto, um dos autores do E-BOOK e diretor da FLAG

Autor: Carolina Sá Pereira/Jornal Açores 9

A FLAG teve a iniciativa de criar um E-BOOK gratuito e de fácil acesso para 2021, sobre as Tendências do Marketing.

O manual digital conta com a colaboração de vários formadores da FLAG, e tem o intuito de reunir as várias tendências de Marketing para este ano.

É um guia que serve para todos os que querem delinear estratégias e tem também o objetivo de influenciar, os que querem vingar em projetos próprios.

Vamos estar à conversa com Gabriel Augusto, um dos autores do E-BOOK e diretor da FLAG.

O que trata especificamente o E-BOOK sobre as Tendências do Marketing para 2021?

Gabriel Augusto: O ebook da FLAG é uma oportunidade, gratuita e facilmente acessível, para estar a par das Tendências de Marketing e prestar atenção aos novos padrões de comportamento, num mercado cada vez mais competitivo. Nos dias de hoje, “adaptabilidade” e “agilidade” são provavelmente as palavras que mais se destacam em termos de tendências. Adaptabilidade, em tempo útil, nos modelos de negócio, na gestão do portfólio de produtos, na forma como o entregamos e divulgamos, na relação com o Cliente, e nas mais diversas formas de atuar das organizações, será fundamental para endereçar as novas regras de jogo do mercado. Destaca-se também, obviamente, o digital, cuja importância tem vindo a crescer ano após ano, e ganhou ainda mais relevo no contexto atual, assim como o eCommerce.

Qual foi o motivo que levou a FLAG a criar um e-book gratuito sobre Tendências do Marketing para 2021?

GA: O período que atravessamos é de muita incerteza, contudo, também é o momento de pensar em novos desafios e oportunidades. Este ebook surge como uma forma de alertar para o contributo que o marketing pode ter na vida dos profissionais e das empresas, de forma a responder às oportunidades que se colocam face às novas circunstâncias. Ao envolvermos os nossos formadores, que são especialistas em Marketing e conhecedores do mercado, pretendemos fomentar uma partilha de diferentes pontos de vista que poderá servir de base para outros profissionais.

A que público se dirige este E-BOOK?

GA: Este ebook dirige-se a todos aqueles que tenham interesse em saber mais sobre marketing e estar a par das tendências da área, através dos diferentes pontos de vista dos formadores que contribuíram para a sua redação. O ebook tem informações atuais e contributos úteis, tanto para profissionais de marketing, como para responsáveis pela estratégia de negócios.

Não era nosso objetivo desenvolver um relatório de novas funcionalidades que surgiram nas plataformas digitais, nem um manual de implementação passo-a-passo de estratégias pré-definidas. A finalidade do nosso ebook foi sistematizar uma partilha de conhecimento e experiência, de profissionais para profissionais.

Este é um guia que pode ajudar as marcas a criar novos hábitos e comportamentos perante os seus negócios?

GA: O nosso ebook chama à atenção para várias tendências que podem fazer a diferença no dia a dia dos profissionais e nas estratégias das marcas. Tem informações atuais e contributos úteis, tanto para profissionais de marketing como para responsáveis pela estratégia de negócios, que ajudam a pensar em soluções que melhor correspondem às suas necessidades.

Quem escreveu o E-BOOK e quem são estes autores?

GA: O desenvolvimento do nosso ebook foi possível através da dedicação e do envolvimento da equipa de Formadores da FLAG. Estes são profissionais especialistas nos vários domínios da área de marketing, e desempenham funções nos mais diversos setores do mercado, por meio dos seus contributos e depoimentos foi possível identificar as tendências para 2021.

Na criação do nosso eBook estiveram envolvidos aproximadamente quatro dezenas de profissionais FLAG, entre eles formadores e elementos das equipas internas de marketing, design e pedagogos, assim como parceiros e consultores.