Filme produzido no Centro de Saúde de Ponta Delgada, selecionado para festival internacional de cinema

O filme “VIVE”, da autoria de Sara Ponte e Filipe Tavares, foi selecionado para o “International Short Films & Arts Festival” – FISFA, que integra a “15th World Rural Health Conference”, promovida pela Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA). O evento, irá decorrer nos dias 26 e 27 de Abril em Nova Deli, Índia.

Sob o tema “Leaving no one behind”, o festival aborda diversos tópicos na área da saúde assentes nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Entre Setembro de 2016 e Abril de 2017, 86 utentes do Centro de Saúde de Ponta Delgada, participaram num estudo de investigação, com o objectivo de avaliar a exequibilidade da introdução do yoga nos cuidados de saúde primários e determinar o seu efeito na qualidade de vida e no stress psicológico dos utentes.

O filme, realizado por Filipe Tavares e produzido pela Ventoencanado, testemunha a experiência humana vivenciada pelos participantes, naquele que terá sido, provavelmente, o primeiro estudo realizado em Portugal, sobre o potencial do yoga enquanto terapia complementar nos cuidados de Saúde Primários.

O estudo, desenvolvido por Sara Ponte, interna de Medicina Geral e Familiar, com a orientação científica da Professora Luísa Mota Vieira, teve o apoio logístico da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel e da ARTAC – Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento Sustentável do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde.