Pub

A sessão de abertura do Festival Lagoa Tech, terá lugar esta sexta-feira, dia 9 de setembro, na Praça do Nonagon, na cidade de Lagoa. O evento é de entrada gratuita e prolonga-se até sábado, com um vasto programa de atividades entre Feira Tecnológica, Lan Party, conferências, workshops e diversas outras iniciativas.

Este festival é organizado pela Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com o Nonagon, a PlayNesti e a PPLP (Pico da Pedra Lan Party), com o patrocínio da Switch Technology e o apoio da Altice, com o intuito de promover a cultura científica e tecnológica, proporcionando o acesso generalizado à sociedade do conhecimento.

O festival será dividido em três áreas distintas. A «Exploring_Zone» será um espaço feira, que funcionará de sexta-feira, das 09h30 às 18h30, a sábado, das 09h30 às 20h00, onde vão estar presentes diversas entidades, entre instituições, empresas e projetos, ligadas às Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, que promoverão o conhecimento acerca destas áreas.

A «Gaming_Zone», que englobará uma Lan Party e um torneio de Counter-Strike: Global Ofensive, com várias equipas a competir. Finalmente, a «Chill_Zone» será uma zona de descanso, onde serão ministrados três workshops gratuitos direcionados à comunidade mais jovem.

O primeiro, intitulado «Constrói e programa o teu Robô», é promovido pelo Expolab – Centro de Ciência Viva, e decorre no dia 9 de setembro, entre as 14h00 e as 15h30, para as crianças do CATL “O Borbas”.

Será promovido o mesmo workshop para a comunidade jovem em geral, no dia 10 de setembro, das 14h30 às 16h00. O workshop «CoderDojo» realiza-se no dia 9 de setembro, entre as 14h30 e as 16h00, na Sala Luna, no edifício Nonagon.

De referir, ainda, que, a «Chill_Zone» será palco de uma Happy Hour, com degustação e animação musical a cargo do DJ Good In Da’Hood. Esta terá o apoio de entidades como a Pauferr, Megasil, Melo Abreu, Delta Cafés, Cerveja Artesanal Açoreana Korisca e Fábrica de Chá da Gorreana.

No dia 9 de setembro, após a sessão de abertura do festival, segue-se de uma conferência, com dois painéis, que tem como objetivo incentivar o debate em torno de questões do digital e sobre a inteligência e sustentabilidade dos destinos.

O primeiro painel «O digital é agora» conta com a moderação de Natália Silva e terá como oradores: José Manuel Veiga Ribeiro Cascalho, com o tema «O sucesso da Robótica e da Inteligência Artificial. Que impacto para a Região Autónoma dos Açores?»; Lino Santos, com o tema «Digital Sustentável»; e Frederico Sousa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, que apresenta «O Panorama Municipal».

O painel «Destinos Inteligentes e Sustentáveis», moderado por Deborah Estima, contará com a intervenção de três oradores: Flávio Tiago, sob o tema «Visão e Resiliência: Desafios para a Transformação das Cidades»; Carolina Mendonça, com o tema «Açores, um destino inteligente e sustentável»; e Pedro Tavares, que explanará «O Panorama municipal».

Pub