O regresso do “El Açor” ao Coliseu Micaelense, agendado para 27 a 28 de março, foi cancelado, no âmbito das Plano de Contingência COVID-19 (Coronavírus).

No sentido de prevenir possíveis contágios e controlar a possível propagação deste vírus, os Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores decidiram seguir as recomendações da Direção Geral de Saúde e cancelar este festival, que enche todos os anos a maior casa de espetáculos dos Açores.

Quanto à devolução do valor dos bilhetes já adquiridos, esta pode ser feita na bilheteira do Coliseu Micaelense, de terça a sexta-feira das 13h00 às 19h00 e sábados das 14h00 às 19h00, até ao dia 28 de abril 2020.

O Festival Internacional “El Açor” promete voltar ao Coliseu Micaelense em 2021.

COMUNICADO dos TUNÍDEOS

O “El Açor – Festival Internacional de Tunas” é um dos principais motivos de orgulho dos Tunídeos. É com o mesmo espírito irreverente, desde o ano 2000, que organizamos este festival. Temos assistido à perpetuação no tempo de um sonho realizado, que é fruto do nosso esforço conjunto.

Esse sonho este ano não poderá ser concretizado. Tendo em conta o aparecimento do novo vírus COVID-19 por todo o mundo, os Tunídeos – Tuna Masculina da Universidade dos Açores vêm por este meio comunicar que o “XXI El Açor – Festival Internacional de Tunas” será cancelado.

Esta decisão certamente nos entristece depois de 20 anos consecutivos a realizar o nosso festival, e nada foi decidido de ânimo leve. A mesma é tomada única e exclusivamente pelos Tunídeos, apesar de todos os “forcings” a que fomos sujeitos. A irreverência, típica da comunidade académica, diversão e boa disposição que o nosso grupo mantém dia após dia não implica irresponsabilidade ou falta de consciência e é tomada com intuito de proteger a nossa academia, cidade, ilha e população em geral. Os Tunídeos irão seguir as medidas de contingência delineadas pela Direção Geral de Saúde, Direção Regional de Saúde e pela Reitoria da Universidade dos Açores, tendo essa decisão já ter sido tomada há alguns dias. A comunicação é apenas feita neste momento por respeito a todos aqueles que estavam envolvidos na realização do nosso evento. Para nós era imperial que todos estivessem a par antes da comunicação oficial.

Desde já agradecer a todas as tunas a concurso: Transmontuna – Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro, Gatunos – Tuna Académica do Politécnico do Porto, TUMa – Tuna Universitária da Madeira, TAUE – Tuna Académica da Universidade de Évora, Tuna de Derecho UCM – Tuna de Derecho de la Universidade Complutense de Madrid e La Tuna de Medicina de Granada. Também às tunas da casa que iriam participar, TAUA – Tuna Académica da Universidade dos Açores e Tuna Com Elas – Tuna Feminina da Universidade dos Açores. Aos nossos convidados especiais, Ronda da Madrugada e aos nossos apresentadores Cavaleiros da Távola de Queijo toda a disponibilidade e compreensão desde o momento em que aceitaram o nosso convite até, e principalmente, a este momento onde nos vemos obrigados a cancelar esta edição.

Agradecer também a todos os júris, entidades, patrocinadores e a todos os que contribuíram para que esta edição pudesse ter sido realizada.

No que toca ao reembolso dos bilhetes, todos aqueles que já o tinham adquirido, podem proceder à devolução dos mesmos na bilheteira do Coliseu Micaelense até dia 28 de Abril consoante o horário da mesma.

O El Açor volta para o ano, mas quem nos conhece sabe que não é esta contrariedade que nos abrandará, muito pelo contrário. Estamos por aí e contamos com novidades em breve!