Festival da Povoação põe a Vila em festa

A celebrar 25 anos de vida, o Festival da Povoação já começou, este ano cheio de novidades e novamente regressando ao formato de seis dias. “Nós aumentamos três dias àquilo que vinha a ser o evento nos últimos anos, nós aumentamos um palco ao evento, aumentamos a área de abrangência do evento, aumentamos o número de atuações, aumentamos tipo de atuações que são oferecidas, criamos dias de acesso livre e gratuito àqueles que querem vir à Povoação durante essa semana. O Festival da Povoação by Nissan em 2019 é mais do que aquilo que era e sentimos que era essa a nossa obrigação”, explicou João Paulo Ávila, Presidente da Associação de Juventude do Concelho da Povoação, entidade organizadora do evento.

Desde o dia 19, altura em que começou a 25º edição de um dos festivais mais importantes da ilha de São Miguel, que estão a decorrer várias atividades lúdicas e desportivas na Vila onde aportaram os primeiros povoadores, outras das apostas fortes que o grupo de jovens da Povoação investiu para estes dias de Festival da Povoação. “Haverá demonstrações desportivas de clubes locais, atividades náuticas para quem quiser participar, torneios desportivos durante praticamente todos os dias, gastronomia e atuações musicais todas as noites. O Festival da Povoação by Nissan em 2019 tem mais de vinte e cinco acontecimentos agendados entre os dias 19 e 24 de agosto”, referiu João Paulo Ávila.

Para estes 25 anos, a entidade organizadora do evento decidiu colocar os quatro cantos da Vila da Povoação em festa. “Música nas ruas, desporto no Gimnodesportivo, atividades náuticas na renovada baía da Povoação, atuações de música tradicional, com artistas locais, comédia e demonstrações desportivas, na também modernizada Praça dos Pelames. Fado junto à Igreja Nossa Sra. do Rosário e grandes concertos preparados ao pormenor no Palco Nissan (junto ao pontão da Vila) nos dias 23 e 24 de agosto com artistas de renome internacional”, acrescentou o Presidente da referida Associação.

Segundo o mesmo responsável, este é o primeiro ano em que o Festival da Povoação by Nissan tem cabeças de cartaz inteiramente internacionais. “Djodje, Gabriel o Pensador, Martin Jensen e Deniz Koyou são os cabeças de cartaz que propomos para este ano no palco principal e que tem como custo de acesso a estes dois dias apenas quinze euros”. Como meio de receção, a organização, oferece aos artistas que vêm de fora “um cabaz de produtos tradicionais e locais. Voltamos a entregar-lhes uma apresentação do evento, do Concelho e de toda a Região”.

De realçar que, este ano, a organização disponibiliza uma zona de campismo gratuita, junto ao Campo de Futebol da Povoação, com todas as condições que já são habituais e exigidas para esta prática neste tipo de evento.
Já dentro do recinto, para que tudo corra da melhor forma, e conscientes em aplicar políticas amigas do ambiente e sensibilizar os jovens para o consumo consciente de bebidas alcoólicas, a organização introduziu várias novidades. “Voltamos a ter no recinto água potável que poderá ser utilizada por quem assim o desejar. Iremos aumentar para dois os pontos onde serão disponibilizadas bebidas sem álcool. E teremos aquela que para nós é a melhor campanha de redução do consumo de copos descartáveis. Lançaremos a campanha ‘traz o teu copo’ onde qualquer pessoa, pode trazer o seu copo mediante determinadas regras, nomeadamente não ser de material contundente e ter inscrita a medida do copo. Quem não quiser trazer o seu copo a organização irá ter copos disponíveis e que podem ser adquiridos por todos. Mas não ficamos por aqui, achamos essencial premiar quem tem um comportamento responsável nesta matéria e por isso é que numa junção de esforços entre a Coca-cola European Partners e o Grupo Ilha Verde, patrocinadores do evento, teremos copos que ao serem devolvidos a pessoa receberá automaticamente um voucher que lhe permitirá descontos até na compra de um Nissan novo.

Essa devolução permitirá, através de um sistema inovador e certificado de lavagem de copos que o mesmo copo possa ser utilizado por outra pessoa durante o evento ou por outra pessoa num outro qualquer evento. Achamos que só assim, promovendo uma efetiva reutilização destes copos iremos reduzir em grande escala o consumo dos copos descartáveis”, elucidou João Paulo Ávila.

O Festival da Povoação by Nissan é um acontecimento anual que conta, entre outros, com o apoio logístico da Câmara da Povoação e é um evento promovido por um grupo voluntário de jovens que, ano após ano, se entrega ‘de corpo e alma’ para que este evento seja uma realidade. Para que este acontecimento seja aquilo que deve ser: um verdadeiro promotor do Concelho da Povoação, um verdadeiro promotor do que de bom se faz por cá, um verdadeiro investidor turístico e, sobretudo, um verdadeiro investidor na economia local do nosso Concelho”, referiu ainda o Presidente da Associação de Juventude da Povoação.