“Festa da Flor é um evento no qual as pessoas sentem orgulho em participar”

A quinta edição da Festa da Flor superou as melhores expetativas e resultou na melhor de sempre em virtude da forte afluência de pessoas – mais de dez mil pessoas passaram pela Ribeira Grande ao longo dos três dias de festa – animação constante para todas as idades e um desfile alegórico bastante participado por parte de instituições e espetadores.

Ficou mais uma vez vincado que este é um evento no qual “os ribeiragrandenses sentem orgulho em participar, pois permite-lhes mostrar a quem nos visita a combinação entre as tradições que são temáticas dos carros alegóricos, a inovação associada à mensagem da importância da reciclagem nos trabalhos apresentados pelas escolas e o prazer que todos têm em saber receber”, destacou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande relevou a presença de muitos turistas na Festa da Flor. “Contamos com a presença de muita gente, em especial turistas e emigrantes que nos visitaram ao longo dos três dias, o que demonstra o sucesso na promoção do evento.”

Alexandre Gaudêncio frisou que a aposta na realização da Festa da Flor uma semana antes das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres “tem um sentido estratégico pois permite-nos trazer à cidade e ao concelho muitas pessoas que viajam para a ilha na semana que antecede aquela festa religiosa.”

O sucesso que a quinta edição da Festa da Flor obteve reforçou que este é um momento muito aguardado pelos locais e visitantes, em particular os comerciantes que têm no evento a oportunidade de “apresentar ao público uma panóplia de produtos associados direta ou indiretamente à temática.”

O edil reconheceu também a “ligação” que a festa tem junto da comunidade emigrante, na medida em que “apresenta uma vertente religiosa que entronca no processo de beatificação da madre Teresa d’Anunciada e na procissão em honra do Senhor Santo Cristo dos Terceiros”, celebração que junta largas dezenas de fiéis.

Alexandre Gaudêncio enalteceu e agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos na organização do evento. “Nunca é demais realçar a envolvência das freguesias, das instituições e dos nossos colaboradores na Festa da Flor. O contributo que deram é de primordial importância para a boa imagem que os visitantes levam da Ribeira Grande.”