
Decorreu passado domingo a tradicional Feira das Traquitanas no Relvão numa organização da freguesia de São Pedro no primeiro domingo de cada mês.
A manhã nasceu fria, mas própria da época, mas aqueceu com o passar das horas aquele local. Foram muitas as pessoas que se deslocaram para aquele local uns para dar um passeio diferente de domingo, outros para comprar alguma coisa.
Foram cerca de 90 bancas que este estiveram abertas das 07H30 às 16H00 para venda de material que vai desde roupas, calçado, artigos de decoração, eletrodomésticos, plantas entre outros. Um espaço também aproveitado por alguns artesões, para divulgação, encomendas e vendas dos seus artigos artesanais.
Qualquer pessoa de bem, pode ter uma banca, basta contatar a Junta de Freguesia São Pedro com um custo simbólico. Do que pude observar as bancas já tem muitas pessoas de outros concelhos de São Miguel.
Uma pequena barraca da Associação de Imigrantes, esteve lá presente com o habitual café da manhã, de apoio a todos os que visitam aquela feira.
Na época de Inverno ainda é fácil estacionar uma viatura, um problema que já vem de longe. Em conversa com o presidente da Junta Freguesia José Leal, disse “que está ciente do problema e que só se agrava mais na época de Verão, com a afluência de mais turistas e de locais”.
A solução não é fácil, mas tem solução, só fazendo uma parceria com o parque do “Estrela da Manhã” em frente à porta de acesso à feira, o mesmo que já é utilizado aquando das Verbenas de São Pedro, agilizando assim o grande movimento de viaturas naquela área circundante.
O espaço é seguro, é “vigiado” pela Polícia de Segurança Pública, no horário aberto ao público. Este já é um espaço que já faz cartaz da Freguesia de São Pedro e de Ponta Delgada, no primeiro domingo de cada mês.