No Arena de Portimão, no Algarve, depois de um primeiro período equilibrado, em que as equipas alternaram a liderança do marcador, o FC Porto demonstrou ser mais eficaz e começou a ganhar vantagem no segundo período, atingindo o intervalo com uma vantagem confortável de 21 pontos (26-45), tendo em Will Graves o seu melhor elemento ao apontar nove pontos.

Melhor taticamente, mas com muitos ressaltos falhados, o FC Porto foi gerindo a vantagem e a marcha do marcador nos terceiro e quarto períodos, perante um adversário que não mostrava sinais de poder contrariar o melhor jogo da formação ‘azul e branca’.

A equipa açoriana nunca baixou os braços e lutou por reduzir o marcador, mas foi menos eficaz nos contra-ataques, falhando nos lançamentos de meia distância, ao contrário do FC Porto que demonstrou maior eficácia, o que lhe permitiu chegar ao final do terceiro período a vencer por 68-46.

Amadou Sidibe, com 20 pontos apontados nos terceiro e quarto períodos, foi o elemento mais concretizador na formação açoriana (24), seguido de Philip Taylor (16).

Nos últimos 10 minutos, a formação açoriana ainda tentou pressionar no meio-campo adversário, mas o conjunto portista demonstrou maior capacidade ofensiva e de concretização, gerindo a vantagem até ao final.

Destaques na formação do FC Porto para Will Sheehey, com 15 pontos, Will Graves e Brad Tinsley, com 13 cada.

Os portistas vão defrontar na final o vencedor do embate entre a Oliveirense e a Ovarense, encontro da outra meia-final que decorre em Portimão.

Oliveirense vence Ovarense e apura-se para a final da Taça de basquetebol

A Oliveirense, campeã portuguesa, apurou-se hoje para a final da Taça de Portugal de basquetebol, ao vencer a Ovarense, por 79-55, na segunda meia-final da prova, disputada em Portimão.

Vencedor da Taça de Portugal em 2002/03, última vez que esteve na final, a Oliveirense já vencia ao intervalo por 19 pontos (43-24).

Na final, marcada para domingo, em Portimão, a Oliveirense vai defrontar o FC Porto, na reedição da final da liga portuguesa da última temporada, ganha pelo conjunto de Oliveira de Azeméis, por 3-0.