“Externato Ribeiragrandense: Um valoroso espaço educativo” em exposição no Arquivo Municipal

Está patente no Arquivo Municipal da Ribeira Grande a exposição “Externato Ribeiragrandense: Um valoroso espaço educativo”, mostra que poderá ser visitada até final de agosto.

A exposição resulta da seleção de um conjunto documental pertencente ao Fundo do Externato Ribeiragrandense, que se encontra em depósito no Arquivo Municipal da Ribeira Grande, e procura dar a conhecer a então instituição de ensino.

O Externato Ribeiragrandense funcionou como importante instrumento de ensino secundário, mas também como importante veículo de divulgação cultural destinado a alunos, pais e encarregados de educação e sociedade em geral pelas diversas atividades culturais que desenvolvia.

A exposição surgiu como forma de assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, efeméride que se comemorou no dia 9 de junho, e pretendeu alertar o público em geral para a importância dos arquivos como entidade e repositório da memória das sociedades e como veículo reconstrutor da história política, social e económica.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, marcou presença na inauguração da exposição e congratulou a equipa do Arquivo Municipal pelo “excelente trabalho de recolha e apresentação dos elementos expostos.”

Presentes na cerimónia estiveram também alguns antigos alunos do Externato Ribeiragrandense que ao longo do final da tarde de sexta-feira recuaram no tempo cerca de cinco décadas e mataram saudades dos tempos em que se iniciaram nos estudos.