Os resultados “Estudo de caracterização dos comportamentos aditivos na Região Autónoma dos Açores – avaliação e análise dos resultados” vão permitir “fechar o Plano de Ação Regional de Prevenção e Intervenção em Comportamentos Aditivos e de Dependência, reforçando algumas medidas e redirecionando outras”, afirmou a Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, hoje, perante a Comissão dos Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, em Ponta Delgada.
Em audição realizada a requerimento do Grupo Parlamentar do PS sobre o estudo, Teresa Machado Luciano adiantou que o plano deverá ser divulgado no espaço de um mês.
A Diretora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Suzete Frias, também participou na audição, tendo declarado que o plano se baseia na “intervenção comunitária e no desenvolvimento de Redes Locais de Intervenção”.
A investigação sobre comportamentos aditivos e dependências na Região, que resulta de uma recomendação da Assembleia Legislativa, de 2017, por proposta do Bloco de Esquerda, teve como objetivo analisar a problemática da toxicodependência. Foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar da Universidade dos Açores.
A amostra do estudo consistiu em adolescentes e jovens, entre os 12 e os 21 anos. Privilegiou-se um público mais jovem e a análise de variáveis psicológicas e comportamentais, “a fim de conhecer as causas do consumo, de cariz individual, para melhor prevenir e intervir”, explicou a Secretária Regional.
Na audição, foram ainda abordados os programas em curso, para prevenção de comportamentos aditivos, no âmbito da saúde escolar, no contexto das famílias e em ambiente recreativo.
O estudo apresenta uma natureza inovadora, pois incide sobre fatores de proteção e de risco para o consumo de substâncias psicoativas nunca avaliados na população adolescente da Região.
A Secretária Regional da Saúde já havia respondido às perguntas dos deputados, na Assembleia Legislativa, no passado dia 16 de outubro, no contexto de uma interpelação ao Governo sobre esta matéria.