Estúdio 13 acolhe Sofia Valente diretamente de Macau de 20 a 21 de julho

O Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas vai receber nos próximos dias 20 e 21 de julho, na Black Box do estúdio, a formadora Sofia Valente, para a realização do workshop “Creative Minds – Luz e Movimento”. Este workshop destina-se a crianças entre os 0 e os 6 anos, e as sessões dividem-se em duas faixas etárias: dos 0 aos 3 anos e dos 3 aos 6 anos.

Cada sessão tem um investimento de 20€ e a duração de 1h, e as sessões realizam-se das das 9h30 às 10h (bebés e toddlers) e das 11h às 12h (kids).

Sofia Valente é educadora de infância residente em Macau e tem tido várias intervenções em vários sítios do Mundo sobre os mais variados assuntos ligados à área da educação e formação infantil.

É a criadora do projeto CreativeMinds – Culture For Children. Este foi um projeto desenvolvido para estimular a imaginação e facilitar o desenvolvimento das crianças, feito de uma forma dinâmica e criativa, fugindo às técnicas de ensino/conhecimento tradicionais.

É um projeto recente que data de 2018. De acordo com Sofia Valente, os primeiros anos das crianças são absolutamente cruciais para o seu desenvolvimento psicológico, social, bem como para o desenvolvimento da sua personalidade – afinal, como é que ela se forma e quais os fatores que estão inerentes à sua formação? De acordo com uma citação publicada pela formadora na página Facebook da CreativeMinds – Culture For Children, “Enquanto nós tentamos ensinar aos nossos filhos tudo sobre a vida, os nossos filhos ensinam-nos sobre o que é a vida” (trad).

A Sofia é alguém que valoriza e vê potencial no envolvimento entre pais e filhos. Numa era onde o digital parece dominar as relações humanas, esta iniciativa parece contrariar a ideologia dominante, mostrando que esta interação é muito importante para o desenvolvimento das crianças, nomeadamente na construção da sua personalidade, a nível social e emocional – mas também os pais aprendem com os seus filhos, daí que esta seja uma experiência rica para ambas as partes.

Segundo um estudo feito pelo Instituto Politécnico de Santarém intitulado “BRINCAR, ARTE DE FAZER SONHAR!RELAÇÃO DE AMOR ENTRE PAIS E FILHOS“:

As mudanças tecnológicas e sociais (em termos de segurança) alteraram o tipo de brincadeiras, pois as crianças deixaram de brincar na rua, jogar à bola, andar de bicicleta e passaram a jogar jogos de computador isoladas em casa.

Assim, é urgente a existência de projetos culturais como é o do CreativeMinds – Culture For Children para que esta ideologia se inverta, e para que os pais percebam a necessidade que é a de existir a constante interação entre eles e os seus filhos, para que eles possam desenvolver uma maior sensibilidade face ao mundo que os rodeia.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Estúdio 13, através do email do estúdio [email protected] ou por contacto telefónico.