Equipa Haja Saúde visitou EBI de Água de Pau e ATL “O Borbas”

A Escola Básica Integrada de Água de Pau e o ATL “O Borbas” receberam, no passado dia 14 de junho, o programa Giros, com a sua equipa do plano Haja Saúde. Trata-se de uma iniciativa que visa a prevenção de comportamentos aditivos e dependências e ações no âmbito da saúde afetivo-sexual, em consonância com a Equipa de Saúde Escolar de São Miguel, com o apoio da Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências. A Câmara Municipal de Lagoa associou-se também a esta iniciativa.

Este programa surgiu após a reflexão e hierarquização dos problemas identificados pelo Plano Regional de Saúde 2014/2016, com extensão até 2020. Decorre da estreita colaboração com a Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, vendo assim projetadas as medidas orientadoras, pelo terceiro ano consecutivo, e desenvolvendo ações em vários contextos, como escolar, recreativo, comunitário, laboral e prisional.

No âmbito do eixo escolar, o Programa Giros desenvolveu várias ações de prevenção em várias escolas da ilha de São Miguel. Na passada sexta-feira, 14 de junho, esteve presente na EBI de Água de Pau, com duas sessões sobre dependências com substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas), nas turmas do 7º e 8º anos. Na parte da tarde, a equipa Haja Saúde deslocou-se ao ATL “O Borbas”, para duas sessões sobre saúde afetivo-sexual. De referir que todas estas sessões seguem de perto as diretrizes do Manual de Saúde Escolar elaborado e aprovado para a Região Autónoma dos Açores.

Destaque-se, ainda, que a equipa Haja Saúde se encontra representada por três técnicos e pelo presidente da Instituição Casa do Povo de Santa Bárbara da ilha Terceira, IPSS responsável pela aplicação desta iniciativa na região. A equipa atua junto de uma unidade móvel, equipada para intervenções de promoção da saúde, permitindo atuar junto de diversos espaços.