Epic Trail Run Azores promove turisticamente a Lagoa

No próximo sábado, dia 8 de dezembro, irá decorrer o Epic Trail Run Azores, numa organização da Associação das Portas do Mar e dos Morcegos Trail, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Dividida em 4 provas: Epic 120, Epic 60, Epic 30 e Epic 15, esta 4ª edição conta com um percurso renovado com direção Este-oeste, que irá privilegiar a região mais montanhosa e desafiante da ilha de São Miguel, sendo que, de ano para ano, o número de quilómetros percorridos no concelho de Lagoa tem vindo a aumentar.

Para o executivo camarário lagoense, esse dado reflete o reconhecimento do trabalho autárquico realizado na promoção e desenvolvimento dos seus trilhos, que têm sido palco das maiores provas desportivas da região, e neste trail, volta a ser o local escolhido, contribuindo, desse modo, para a promoção turística da Lagoa.

Nas provas Epic 15 e Epic 30, numa distância de 15 e 30 quilómetros respetivamente, cerca de 300 atletas irão percorrer vários pontos do concelho lagoense, nomeadamente a vila de Água de Pau, o Pico da Barrosa e o trilho da Janela do Inferno.

De salientar que, aguardam-se, na totalidade, cerca de 550 atletas, oriundos da Europa, Ásia e América, onde estarão representadas 18 nacionalidades, nomeadamente francesa, espanhola, italiana, norueguesa e portuguesa. As provas EPIC 120, EPIC 60 e EPIC 30, com uma distância de 120, 60 e 30 quilómetros respetivamente, fazem parte do Calendário da Associação de Trail Running de Portugal

Este evento assume-se como um desafio físico e técnico de trail run que irá percorrer vários pontos fulcrais da ilha de São Miguel, nomeadamente a Lagoa das Furnas, Lagoa do Fogo, Pico da Vara, Serra da Tronqueira e Pico da Barrosa, ponto mais alto com 974 metros de cota máxima.

Na passagem pelo concelho de Lagoa, os atletas poderão usufruir e apreciar uma das mais deslumbrantes paisagens dos Açores, principalmente nos trilhos da Rota da Água e Janela do Inferno, onde a prova seguirá até ao mar e à praia de Água d´Alto.