Eduardo Brito de Azevedo é o Mandatário do PS/Açores pela ilha Terceira

Eduardo Manuel Vieira de Brito de Azevedo é o Mandatário da candidatura do PS/Açores às Eleições Legislativas nacionais do próximo dia 6 de outubro, pela ilha Terceira.

Nascido na Freguesia de São Pedro, Angra do Heroísmo, a 15 de junho de 1952, Eduardo Brito de Azevedo é Professor Doutorado da Universidade dos Açores e Regente das disciplinas de Climatologia Aplicada, Clima e Meteorologia, Clima e Recursos Hídricos e Sistemas de Informação Geográfica.

Eduardo Brito de Azevedo é Coordenador e Investigador da “Eastern North Atlantic (ENA), Graciosa Island ARM Facility” do programa ARM (Atmospheric Radiation Measurement – Climate Research Facility) do Gabinete de Ciência do Departamento de Energia dos EUA e, ainda, membro do Instituto de Investigação e Tecnologia Agrária e do Ambiente da Universidade dos Açores (IITAA) e coordenador do respetivo Grupo do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais.

Autor de inúmeras publicações científicas e trabalho técnico relacionados com a climatologia dos territórios insulares, hidrologia de superfície e modelação ambiental das pequenas ilhas vulcânicas, Eduardo Brito de Azevedo foi responsável pela conceção do Modelo CIELO “Clima Insular à Escala Local” e sua aplicação a diferentes enquadramentos geográficos e domínios científicos.

Eduardo Brito de Azevedo foi, igualmente, fundador e diretor do Centro de Estudos do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores (CCMMG), fundador e 1º Presidente do Núcleo Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e, ainda, fundador e membro da Direção do Observatório do Ambiente dos Açores (OAA).

O Mandatário da candidatura do PS/Açores às Eleições Legislativas nacionais pela ilha Terceira promoveu e coordenou vários projetos e organismos, nomeadamente os Projetos CLIMAAT (Clima e Meteorologia dos Arquipélagos Atlânticos) e CLIMARCOST (Clima Marítimo e Costeiro), a Rede de Monitorização da Agitação Marítima da Região Autónoma dos Açores e a componente “Clima e Recursos Hídricos” do Plano Regional da Água da RAA.

Eduardo Brito de Azevedo é, também, membro do grupo de trabalho do projeto SIAM_II “Climate Change in Portugal-Scenarios, Impacts and Adaptation Measures”, responsável pela metodologia de generalização climática aplicada às regiões Insulares de Portugal, e representante regional no Grupo de trabalho de Adaptação às Alterações Climáticas, da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas, no âmbito da elaboração da Estratégia Nacional para as AC (ENAC).

Do seu longo currículo consta ainda a coordenação da Comissão Regional para as Alterações Climáticas na Região Autónoma dos Açores e a autoria da respetiva Estratégia Regional para as AC (ERAC), bem como a participação no Grupo de Trabalho e Comité Científico do White Paper do AIR Center (Atlantic International Research Center).

Eduardo Brito de Azevedo foi professor do ensino secundário em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 1975 e 1986 e é Comendador da Ordem da Instrução Pública.