Pub

Diretores de órgãos de imprensa dos Estados Unidos e Canadá visitam os Açores na próxima semana para “aprofundar o conhecimento da realidade” açoriana e “estimular uma maior aproximação informativa” entre as nove ilhas e a diáspora, foi hoje anunciado.

Esta iniciativa é organizada pela Direção Regional das Comunidades e conta com a participação de “13 diretores de órgãos de comunicação social que servem as maiores comunidades açorianas da América do Norte”, segundo uma nota divulgada pelo Governo Regional.

Os responsáveis vão estar na região entre 16 e 20 de maio, iniciando a visita pela ilha Terceira, onde serão recebidos pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, no âmbito do acordo da Base das Lajes, e pelos presidentes das câmaras municipais de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, e da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.

Na Terceira estão igualmente previstas visitas ao Rádio Clube de Angra e ao Diário Insular.

No terceiro dia da deslocação, na próxima quarta-feira, dia 18, os diretores de informação dos Estados Unidos da América e do Canadá estarão em São Miguel.

Para São Miguel estão também previstos encontros com o presidente do Governo açoriano, José Manuel Bolieiro, com o administrador da Diocese de Angra, cónego Hélder Fonseca Mendes, sobre o Culto do Divino Espírito Santos nos Açores e com os presidentes do Conselho Económico e Social dos Açores, Gualter Furtado, da Associação de Turismo dos Açores, Carlos Morais, e do Conselho de Administração do Grupo SATA, Luís Rodrigues.

Em São Miguel, os diretores de órgãos de imprensa da diáspora vão também visitar a RTP/Açores e as instalações dos jornais Açoriano Oriental, Correio dos Açores e Diário dos Açores.

Vão reunir ainda com o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e com o autarca da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, com passagens pela Praça do Emigrante e Associação dos Emigrantes Açorianos.

O grupo termina a visita na sexta-feira dia 20 com um encontro com o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Adriano Borges, antes da abertura oficial das festas do Santo Cristo, que vão decorrer em Ponta Delgada.

Ainda no âmbito desta visita, a Direção Regional das Comunidades promove um encontro de trabalho da comunicação social dos Açores e da América do Norte, na próxima quinta-feira, 19 de maio, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.

Este encontro, que será moderado pelo diretor Regional das Comunidades, José Andrade, vai debater “Os Novos Desafios da Comunicação Transatlântica”, segundo a nota divulgada pelo executivo.

Pub