Diretor Regional destaca resultados alcançados por via dos Planos Regionais de Saúde

O Diretor Regional da Saúde realçou hoje, em Ponta Delgada, os resultados alcançados com as políticas contempladas nos Planos Regionais de Saúde da última década, reportando-se aos dados evidenciados pelo Coordenador Regional para a Tuberculose.

“Os dados apresentados pelo Dr. Carlos Pavão demonstram, numa problemática concreta como a Tuberculose, que a Região tem conseguido reduzir o número de casos e manter-se dentro dos parâmetros definidos, tanto a nível internacional como nacional”, salientou Tiago Lopes.

O Diretor Regional, que falava na sessão de abertura das II Jornadas de Pneumologia do Hospital do Divino Espírito Santo, relembrou as boas práticas no que diz respeito à Reabilitação Respiratória, dando o exemplo da intervenção da Equipa de Apoio Integrado Domiciliário do Centro de Saúde de Ponta Delgada como o caminho a seguir.

“Temos ainda o trabalho desenvolvido pela Unidade de Cinesiterapia Respiratória do Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, que, tanto na área de pediatria, como de adultos, tem feito um trabalho muito significativo na deteção precoce de problemas respiratórios e seu tratamento”, sublinhou.

De acordo com Tiago Lopes, o desempenho desta unidade tem resultado na diminuição do número de internamentos na Região, que, tal como no restante território nacional, possui vários utentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica.

Na ocasião, salientou a contratação de mais de 40 enfermeiros para o quadro do Hospital do Divino Espírito Santo e a entrada de médicos internos, que permitirá melhorar substancialmente a capacidade assistencial desta unidade hospitalar.

O Diretor Regional revelou que se prevê, em 2019, um reforço de recursos humanos nas Unidades de Saúde de Ilha para melhor intervir na esfera comunitária.

“São estes exemplos de boas práticas e de resultados práticos com ganhos em saúde que devem nortear o Serviço Regional da Saúde”, afirmou.