Diretor Regional da Educação acompanha projeto selecionado pela Ashoka em Rabo de Peixe

O Diretor Regional da Educação, José Freire, acompanha sexta-feira, 16 de fevereiro, as atividades que a Ashoka, organização multinacional de empreendedorismo social, vai desenvolver junto da Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, em São Miguel, no âmbito do projeto “Trajeto Seguro”.

Esta iniciativa da EBI de Rabo de Peixe foi um dos cinco projetos nacionais selecionados em 2017 para integrar as denominadas “Escolas Changemaker”, da responsabilidade da Ashoka, organização sem fins lucrativos que atua há cerca de 35 anos no apoio a pessoas e iniciativas com potencial para mudar o mundo.

O projeto “Trajeto Seguro” nasce da necessidade de ultrapassar dificuldades identificadas ao nível do insucesso escolar verificado no ano letivo 2014/2015, preconizando uma intervenção integrada com base em quatro vetores essenciais, designadamente a escola, a família, a saúde e os tempos livres.

Os princípios interventivos consistem na leitura sistémica do problema e da solução, assumindo-se que qualquer intervenção a realizar tem obrigatoriamente de ter como enfoque o aluno no seu contexto social, familiar e escolar, evitando a abordagem isolada do problema.

As “Escolas Changemaker” visam reconhecer estabelecimentos de ensino que se destaquem por uma visão da educação que incentive a capacitação de jovens para liderarem processos de mudança, trabalhando em equipa e de uma forma empática, com especial foco na geração de valor para as comunidades.