Pub

A Direção Regional da Solidariedade Social promove, até 23 de outubro, o I Encontro de Profissionais com Intervenção na área da Deficiência, designado ‘Inovar para Integrar’, uma iniciativa que resultou do Orçamento Participativo e que tem como destinatários os auxiliares, técnicos e coordenadores afetos a respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência na Região.

Este encontro, que devido às condicionantes atuais será realizado online, na plataforma Teams, tem por objeto a transmissão e troca de conhecimentos e a aprendizagem de novas técnicas e estratégias em matéria de igualdade de oportunidades e não discriminação por questões de deficiência.

A iniciativa consiste na dinamização de cinco workshops online, sobre temáticas como a empregabilidade, o desporto adaptado, a musicoterapia, a relação e comunicação com crianças autistas e a luta pelos direitos e independência/autonomia da pessoa com deficiência.

As ações destinam-se aos colaboradores das respostas sociais dirigidas a pessoas com deficiência de toda a Região Autónoma dos Açores, designadamente Centros de Atividades Ocupacionais, Lares Residenciais, Centros de Atividades de Tempos Livres Inclusivos e Centros de Atendimento/ Acompanhamento e Animação para pessoas com deficiência, assim como às escolas, nomeadamente aos seus técnicos e docentes.

Esta iniciativa esteve prevista para dezembro de 2019, mas, por vários constrangimentos, foi adiada e alterada para formato não presencial, tendo começado no início desta semana.

Numa fachada de edifício disponibilizada pelo Município das Velas, em S. Jorge, foi pintado um mural alusivo ao Encontro pelos artistas Ana Rita Evangelho e Pantónio, tendo sido também criado um vídeo promocional do evento.

Pub