O boletim epidemiológico divulgado pela DRS indica que a região contabiliza um total de 9.035 casos confirmados de covid-19 e 8.697 pacientes curados desde o início da pandemia.

A DRS menciona que estão identificados 267 situações ativas, sendo 14 casos importados e 253 de transmissão local.

No Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internadas 13 pessoas, quatro das quais na Unidade de Cuidados Intensivos.

Em isolamento numa unidade hoteleira encontram-se ainda 25 infetados e os restantes permanecem em alojamento próprio, indica a mesma autoridade regional.

“No total, há 97 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas”, lê-se no mesmo documento.

Em vigilância ativa de contactos positivos estão hoje 627 pessoas, além de 9.026 viajantes através da aplicação Madeira Safe.

A Madeira mantém os 71 óbitos associados à doença, enfatiza a DRS.

Por seu turno, os dados difundidos hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS) atribuem à Região Autónoma da Madeira nove casos, complementando que o arquipélago contabiliza 9.276 infeções e 68 mortes devido à covid-19 desde março de 2020.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.214.644 mortos no mundo, resultantes de mais de 153,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.981 pessoas dos 837.715 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.