“Viola da Terra – Crónicas” passa a integrar o Plano Regional de Leitura

O livro “Viola da Terra – Crónicas”, do músico e professor açoriano Rafael Carvalho, vai integrar a “lista de livros recomendados pelo Plano Regional de Leitura (PRL)” a partir de 2023/2024, foi hoje anunciado.

De acordo com uma nota de imprensa da Associação Viola da Terra, os resultados foram publicados no Portal da Educação Açores, no início de novembro.

Na nota é recordado que o livro “Viola da Terra – Crónicas” foi apresentado em 01 de outubro de 2021 e resulta de uma série de crónicas publicadas em 2018 no jornal Atlântico Expresso, para uma abordagem sobre o instrumento musical “numa linguagem simples e direta”.

Citado no comunicado, o presidente da associação, Rafael Carvalho, salienta que a inclusão da publicação no PRL representa o “reconhecimento da importância desta compilação de artigos em livro, quer pela explicação das características da Viola, contextos, simbologia, afinação e técnicas de execução, quer pela atualização de informação que o mesmo comporta, com a descrição de algumas das atividades mais relevantes para a história atual” do instrumento musical típico dos Açores.