Detetado um caso positivo de Covid-19 na ilha das Flores

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrente das 863 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas foi diagnosticado um caso positivo de COVID-19 na ilha das Flores.

O caso diagnosticado reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 39 anos de idade, que desembarcou na ilha de São Miguel a 30 de junho, proveniente de ligação aérea com o território continental, tendo seguido para as Flores no dia 1 de julho.

À chegada à Região, o referido indivíduo apresentou teste de despiste negativo para infeção por SARS-CoV-2, tendo a análise realizada ao sexto dia produzido resultado positivo.

O mesmo apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Autoridades de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, sendo que os testes às três pessoas com quem viajou e coabita desde que chegou à Região apresentaram resultado negativo.

Até à data, foram detetados na Região 154 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente seis casos positivos ativos, sendo quatro na ilha de São Miguel, um na ilha Terceira e um na ilha das Flores.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.