PUB
Texto e Fotos: José Araújo

O pavilhão Sidónio Serpa recebeu nesta manhã de domingo o jogo de hóquei patins a contar para a 17ª jornada do C. N. da 3ª divisão zona Sul entre o HC Ponta Delgada e o GD CRIAR-T, venceu os continentais por 12 – 3, com 4 – 0 ao intervalo.

Os primeiros dez minutos de jogo, foram intensos do GD GRIAR-T não deixando o HC Ponta Delgada sair do seu reduto em transição. Enquanto houve pernas os micaelenses corresponderam bem à pressão exercida e só sofreram o primeiro golo aos 14:47 por intermédio de Filipe Bernardino. Este atleta em pista fez a diferença, fruto da sua experiência na 1ª divisão em equipas de grande gabarito.

José Marques estabeleceu o 2 – 0 aos 13:36 e o 3 – 0 aos 11:39 com boa assistência de Filipe Bernardino pelo GD GRIAR-T, e Tomás Lopes fez o 4 – 0 aos 2:41.

PUB

E aos 2:13 finais da 1ª parte, Tomás Lopes do CRIAR-T, foi suspenso com cartão azul, por jogo mais agressivo sobre um adversário. Com esta suspensão o árbitro Fernando Lopes mandou marcar um livre direto para o HC Ponta Delgada executado por Fábio Larsen, que não conseguiu reduzir o marcador.

A 1ª parte terminou com o resultado em 4 – 0 favorável aos continentais. Nesta primeira parte o GD CRIAR-T teve em campo um bom organizador de jogo e também capitão da equipa Rodrigo Lopes, que transmite aos seus colegas, tranquilidade a recomendava a melhor colocação em pista aos seus colegas.

Por outro lado, o HC Ponta Delgada, com a saída de Carlos Guimarães e Tiago para o Marítimo, ainda foi sentido no decorrer deste jogo, mas a formação já está a dar frutos e a participar no campeonato nacional, preparando o futuro.

Na baliza da 1ª parte do HC Ponta Delgada Pedro Furtado, não estava a 100%, mas fazia o que podia e não podia para não sofrer golos o que prova a sua grande dedicação ao clube.

O GD CRIAR-T entrou nesta segunda parte com muita vontade de marcar mais, pressionando alto e fazendo o que sabe melhor, e levou o marcador aos 23:56 para 5 – 0 por Filipe Nabais e o 6 – 0 e o 7 – 0 por Diogo Lopes aos 23:45 e 22:09 este último golo de grande penalidade.

O desanimo pela diferença de golos não fez baixar o espírito de equipa dos micaelenses que em algumas transições faziam perigar a baliza adversária. Os Continentais fruto do bom momento que atravessam marcaram o 8 – 0 por Rodrigo Lopes aos 17:58, tendo o Francisco Rodrigues do HC Ponta Delgada reduzido para 1 – 8 numa boa transição da equipa.

O GRIAR-T não acusou o golo, e aos 13:43 fez o 9 – 1 por intermédio de Rodrigo Lopes. E no minuto seguinte grande penalidade a favor dos micaelenses que Paulo Pinto falhou. Aos 11:37 Rodrigues Lopes faz o seu terceiro golo e eleva o marcador para 10 – 1.

O HC Ponta Delgada não “baixava os braços”  e Francisco Freitas aos 9:42 faz o 2 – 10 e Sandro Melo faz o 3 – 10 de livre direto. E nos cinco minutos finais o CRIA-T faz o 11 – 3 por Tiago Nogueira e os 12 – 3 por Tiago Nogueira com assistência de Filipe Bernardino, resultado com que terminou o jogo.

Em jeito de balanço do jogo, faltou ao HC Ponta Delgada, melhor concretização de bolas paradas, marcou um livre direto, falhou uma grande penalidade e um livre direto. Contudo não nos podemos esquecer que o adversário dos micaelenses é uma das melhores da 3ª divisão.

A aposta na formação do HC Ponta Delgada, terá que ser um objetivo a ser concretizado na próxima época, e já em andamento este ano, falta sim é a experiência nestas andanças destes jovens atletas.

Com esta derrota o HC Ponta Delgada, mantém o 8º lugar em 15 jogos, fruto de 5V, 2E e 8D com 51 Golos marcados e 81 Golos sofridos.

Por outro lado, o GD CRIAR-T, está em 2º lugar na classificação geral após 16 jogos, com 40 pontos, fruto de 12V, 4E, 94GM e 28GS e com menos um ponto do que o líder HCP Grândola.

Quanto à arbitragem de Fernando Lopes, utilizou muito o apito, ou seja, não deixou o jogo fluir mais. Contudo não podemos deixar mais uma vez um reparo à Federação Portuguesa de Patinagem, de que um só árbitro para jogos de 3ª divisão é insuficiente, pois este não pode ver muitas das jogadas do outro lado da pista, o que pode tornar o jogo mais conflituoso, o que não foi o caso deste, pois ambas as equipas tinham como objetivo, jogar o jogo pelo jogo.

Equipa do HC Ponta Delgada: GR Pedro Furtado, Paulo Pinto, Francisco Freitas, Sandro Melo e Fábio Larsen. (cinco inicial)

Suplentes: Carlos Bicudo, Tiago Pimentel, Mário Jesus, Rodrigo Pimentel, Michael Tavares.

Treinador Rui Nelson

Marcadores: Francisco Freitas (2) e Sandro Melo (1).

Equipa do GD CRIAR-T: António Monteiro, Rodrigo Lopes, José Marques, Filipe Bernardino e Filipe Nabais. (cinco inicial)

Suplentes: Tomás Lapa, Rodrigo Raposo, Tiago Nogueira, Diogo Lopes e Dimitri Botezatu.

Treinador Eduardo Marques

Marcadores: Rodrigues Lopes (3), Diogo Lopes (3), José Marques (2), Tomás Lapa (1) Filipe Bernardino (1), Tiago Nogueira (1) e Filipe Nabais (1).

Disciplina: Tomás Lopes (cartão azul).

Pub